+55 (67) 3546.2571
domingo, 16 de maio de 2021
segunda, 18 de junho de 2018 - 14:50

Estado é referência em projetos de educação, diz ministro em inauguração

Ministro citou a rapidez do Estado no projeto para base curricular nacional, assim como bom desempenho nas escolas integrais

O ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, disse que Mato Grosso do Sul tem sido referência em projetos importantes na educação, como as escolas integrais e a base nacional curricular, que está sendo construída com informações dos municípios e dos Estados, para ser implantada no ano que vem.

Ele deu a declaração na Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, que fica no bairro Moreninha I, região sul da cidade. Mato Grosso do Sul será o primeiro estado a entregar a primeira versão do “currículo estadual”, que é uma discussão entre a comunidade escolar sobre quais são as competências e métodos que devem ser usados nas disciplinas, para melhorar o aprendizado do aluno.

 
 

“Esta primeira versão é importante, já que se trata de um resultado do diálogo entre os municípios e Estado, além do documento, é muito bom ver uma escola (Waldemir de Barros) como referência nacional em novos métodos e ensino integral”, disse o ministro, acompanhado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

A secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amêndola, disse que este currículo construído dentro da comunidade escolar, ainda vai passar pela devida consulta pública, e que um dos temas importantes é a formação dos professores.

Modelo – O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) além de elogiar o trabalho feito para o curriculo de Mato Grosso do Sul, fez questão de destacar os bons resultados das escolas de ensino integral no Estado, entre elas a Waldemir de Barros. “Esta proposta e o modelo são válidos e estão dando resultados, tendo melhor aprendizado aos alunos”.

Ele ainda citou a parceria para projetos e investimentos junto ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), que tem contemplado o Estado em vários projetos. “Ajuda em vários setores como na área estrutural, que dá melhor condição para as escolas”.

Reforma – O governador aproveitou o evento, para ao lado do ministro da Educação, entregar a reforma da escola Waldemir de Barros, que teve um investimento de R$ 1,4 milhão do governo federal e R$ 450 mil dos cofres estaduais. A unidade tem 430 estudantes e funciona em período integral, tendo a disposição curso para técnico de informática.

Foi feita reforma em toda parte elétrica, na área de pintura e reparos estruturais, como nos forros. A escola já ganhou prêmio de gestão escolar por seus métodos de ensino, além de ser considerada pelo ministro uma das cinco melhores (escolas) estaduais do Brasil e a mais qualificada do Centro-Oeste.

Escola Waldemir de Barros foi colocada como referência em escola integral (Foto: Marina Pacheco)Escola Waldemir de Barros foi colocada como referência em escola integral (Foto: Marina Pacheco)


Fonte: Campo Grande News
Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
16min31max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
19min31max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
16min28max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
17min31max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.