(67) 99869-0605
quinta, 28 de março de 2024
quarta, 15 de janeiro de 2020 - 10:00

EUA elevam nível de alerta contra viagens à região de fronteira em MS

País elevou para 4 o nível de alerta para cidades a um raio de 150 km do Paraguai

A cidades de Mato Grosso do Sul num raio de 150 km da fronteira do Brasil com o Paraguai estão entre as que tiveram o nível de alerta de segurança elevado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos nesta terça-feira (14). O governo estadunidense não recomenda viajar para essa área, que inclui Ponta Porã, região que teve mais de 250 mortes violentas no ano passado, a maioria com características de execução, considerando o lado brasileiro e o paraguaio, em Pedro Juan Caballero.

A orientação também vale para regiões a menos de 150 quilômetros da fronteira do Brasil com a Venezuela, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Bolívia. Porém, o alerta não se aplica a viagens ao Parque Nacional de Foz do Iguaçu e ao Parque Nacional do Pantanal, ou seja, exclui Corumbá, vizinha a Puerto Quijarro, na Bolívia.

A medida, segundo informou a Agência Brasil, foi adotada justamente devido ao aumento no risco de crimes. A recomendação é evitar determinadas áreas, como favelas, áreas de fronteira e algumas regiões administrativas do Distrito Federal. Conforme as recomendações de viagem divulgadas hoje pelos Estados Unidos, o alerta de segurança para o Brasil é nível 2, em que é recomendado aumentar cautela. Os níveis vão de 1 a 4.

No caso das áreas especificadas, que incluem a fronteira com Paraguai, o nível sobre para 4, em que o governo norte-americano não recomenda a viagem. Para funcionários do governo, é preciso autorização prévia para visitar as áreas envolvidas no comunicado.

Melhor não - O documento divulgado recomenda aos turistas a não visitarem "empreendimentos informais de habitação (favelas) a qualquer hora do dia devido a crimes”, nem mesmo com guia turístico, nem se forem comunidades que a polícia ou os governos locais consideram seguros.
Também foi adotada cautela às áreas próximas, já que “ocasionalmente, os combates entre gangues e os confrontos com a polícia ultrapassam os limites dessas comunidades.”

De acordo com o comunicado, no Brasil “crimes violentos, como assassinato, assalto à mão armada e roubo de carros, são comuns nas áreas urbanas, dia e noite. A atividade de gangues e o crime organizado é generalizada. Assaltos são comuns. Os funcionários do governo dos EUA são desencorajados a usar ônibus públicos municipais em todas as partes do Brasil devido ao risco elevado de assalto e agressão a qualquer hora do dia e, especialmente, à noite”.

Caso o turista decida viajar para o Brasil, o órgão orienta, por exemplo, a estar atento ao entorno e ter mais cuidado em áreas isoladas; não resistir a tentativas de assalto; não caminhar nas praias depois de escurecer; não exibir sinais de riqueza, como relógios ou joias caras; ser extremamente vigilantes em bancos ou caixas eletrônicos; e ter cuidado no transporte público, especialmente à noite. “Os passageiros enfrentam um risco elevado de roubo ou assalto usando transporte público de ônibus municipal em todo o Brasil”, diz a recomendação.

 


Fonte: Campo Grande News
Veja Também
Comentários