+55 (67) 3546.2571
terça, 13 de abril de 2021
sábado, 3 de novembro de 2012 - 09:20

Fibria apoia formalização de cooperativa de pescadores no Jupiá

A Colônia dos Pescadores Profissionais Z-03 realizou na segunda-feira (29/10) uma reunião com pescadores do Jupiá para tratar da criação de uma cooperativa. O objetivo é cumprir com as exigências legais do BNDES para receber o recurso de R$ 1,5 milhão do Programa ReDes (Redes para o Desenvolvimento Sustentável), destinado ao projeto de Entreposto de Pescados Jupiá, em Três Lagoas.

O Programa ReDes, parceria entre o Instituto Votorantim e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), selecionou cinco projetos em Mato Grosso do Sul, especificamente nos municípios de Três Lagoas e Brasilândia, que receberão investimento de R$ 4,13 milhões, ao longo de três anos, para beneficiar 553 pessoas.

O Entreposto de Pescados Jupiá foi um dos projetos selecionados. De acordo com a consultora de Sustentabilidade da Fibria, Evânia Lopes, o Instituto atua somente em municípios com empresas do Grupo Votorantim. Três Lagoas foi contemplada com a seleção de projetos devido à atuação da Fibria no município. “O Entreposto de pescado em Três Lagoas é o maior projeto de pesca do Brasil a receber recursos do programa”, informou.

“Como é um recurso a fundo perdido e já está aprovado para a Colônia, vocês devem estar legalmente constituídos. Para isso, os consultores irão acompanhar a formalização e o plano de negócios, e é importante a participação de todos”, apontou Evânia.

Conforme o presidente da Colônia, Antonio de Souza Farias, a associação possui 342 pescadores filiados. “Era um sonho colocarmos o frigorífico para funcionar e agora virou realidade com este recurso. Só depende de nós criarmos a cooperativa e trabalharmos”, enfatizou Antonio.

O consultor de Acompanhamento de Projetos/ITCP-FGV, Rafael Moya, disse que o Plano de Safra da Pesca, lançado recentemente pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, irá aumentar em quatro vezes as compras públicas de peixe. “E para isso tem que ter produção. Ou seja, vocês têm mercado certo. A ideia é que o Jupiá se torne um polo de pesca. A previsão é que a produtividade inicie aos poucos e que a plenitude do negócio aconteça no terceiro ano; até lá o ReDes vai dar o suporte”, explicou Rafael.

O próximo passo, conforme o presidente da Colônia de Pescadores, será a criação da cooperativa, com reunião marcada para o dia 5 de novembro, às 9 horas na sede da associação no Jupiá.

Entreposto de Pescados Jupiá – Com linha de ação no Abastecimento Alimentar, o objetivo do projeto é adequar a infraestrutura, comprar máquinas e equipamentos e obter a Licença de Operação para o Entreposto de Pescados Jupiá. O processo prevê abate, evisceração, limpeza, filetagem ou corte em postas, embalagem e pesagem para a comercialização. Os produtos serão vendidos em supermercados, peixarias, hotéis, restaurantes e cozinhas industriais, além do comércio no entreposto e na Feira Três. As capacitações de mão de obra serão realizadas em parceria com a AEMS e com o Sindicato Rural.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,25 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis localizados nos Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, a Fibria trabalha com uma base florestal total de 958 mil hectares, dos quais 336 mil são destinados à conservação ambiental. Em outubro de 2012, a companhia firmou aliança estratégia com a norte-americana Ensyn para investir no segmento de combustíveis renováveis a partir de madeira e biomassa.

Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
23min32max
AnaurilândiaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
21min33max
Campo GrandeSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
22min32max
DouradosSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
24min32max
Três LagoasSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.