+55 (67) 3546.2571
quarta, 01 de dezembro de 2021
quarta, 7 de novembro de 2012 - 11:37

Furar orelha do bebê ao nascer não é recomendável, alerta médico

Quando descobrem que o bebê que está a caminho é uma menina, as mamães já começam logo a pensar em diversas possibilidades para enfeitá-la: lacinhos, babados, vestidinhos, tiaras, pulseiras e brincos. A ansiedade é tanta que muitos recém-nascidos chegam a sair da maternidade com a orelhinha já furada. De acordo com a pediatra Cristina Ortiz, diretora médica do Centro Pediátrico da Lagoa (CPL), no Rio de Janeiro, não existe uma idade certa, mas é recomendável não furar quando o bebê nascer, e sim esperar mais um pouco.

O melhor método, segundo a pediatra, é sempre aquele que é limpo o suficiente e com antissepsia adequada. “Isso ajuda a evitar os riscos de inflamação e infecção”, diz. E o procedimento não precisa necessariamente ser feito por um pediatra, pode ser na farmácia. “Não há anestesia. O bebê sente que algo está sendo feito na orelha, mas não chega a sentir dor propriamente dita”, explica.

O brinquinho não precisa ser de ouro e pode ficar direto na orelha do bebê. “Não é necessário tirar, mas são necessários alguns cuidados, pois as inflamações são comuns. O ideal é passar álcool com concentração a 70% para manter o furo bem sequinho e livre de secreções. E o pediatra deve ser consultado sempre que houver qualquer tipo de complicação. Se houver infecção no local do furo do brinco, o pediatra pode contornar a situação facilmente e evitar problemas maiores”, finaliza.


Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
20min35max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
19min32max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
19min34max
DouradosDia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.
21min35max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.