+55 (67) 3546.2571
sábado, 25 de setembro de 2021
quarta, 18 de setembro de 2013 - 15:35

Governo amplia faixa etária de vacinação contra HPV

O Ministério da Saúde informou, nesta quarta-feira (18), que vai ampliar a faixa etária das meninas que receberão a vacina contra o vírus HPV pela rede pública de saúde.

A previsão inicial --dada em julho deste ano, quando a vacina foi anunciada-- era imunizar, em 2014, meninas de 10 e 11 anos; e, a partir de 2015, apenas as meninas de 10 anos. O esquema vacinal seria de três doses, com a segunda dose sendo dada um mês após a primeira, e a terceira dose aplicada seis meses após a primeira.

A decisão agora tomada, e anunciada nesta quarta, é a de vacinar, em 2014, garotas de 11 a 13 anos; e, a partir de 2015, as meninas de 9 a 11 anos.

Para tanto, o governo fez um espaçamento maior entre as três doses. Agora, a segunda dose deve ser aplicada seis meses após a primeira; e a terceira deve ser dada cinco anos depois da primeira.

Segundo a Saúde, o novo formato tem respaldo de estudos e práticas internacionais; e, dada cinco anos após a primeira, a terceira dose pode funcionar como reforço.

"O Ministério da Saúde decidiu adotar o esquema estendido baseado em estudos recentes que comprovam a eficácia desta medida. Além disso, a estratégia segue recomendação da Opas (Organização Pan Americana de Saúde) e foi discutida com especialistas brasileiros que integram o Comitê Técnico Assessor do Programa Nacional de Imunizações. Vale ressaltar que o esquema já é utilizado por países como Canadá, México, Colômbia, Chile e Suíça", argumenta nota do ministério.

A vacina será oferecida no SUS a partir de março de 2014. Ela pode prevenir contra o vírus HPV, responsável por 95% dos casos de câncer de colo uterino, além de estar ligado a outros tipos de câncer e verrugas sexuais.

Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
19min35max
AnaurilândiaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
21min36max
Campo GrandeSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
19min36max
DouradosSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
20min35max
Três LagoasSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.