(67) 99869-0605
quinta, 25 de abril de 2024
sexta, 19 de janeiro de 2018 - 10:45

Governo busca alternativa para tirar 250 indígenas de área irregular da Capital

Estado tenta parceria com Prefeitura para regularizar situação

O Governo do Estado estuda fazer uma parceria com a Prefeitura de Campo Grande para retirar 70 famílias da comunidade indígena Estrela da Manhã, que vivem em casa improvisadas em uma área irregular no bairro Jardim Noroeste. A proposta é o Estado fornecer kits de material de construção, a Prefeitura com o terreno e os indígenas com a mão de obra.

A governadora em exercício, Rose Modesto (PSDB), esteve na comunidade, na quinta-feira (18), e prometeu que vai procurar um representante do Executivo Municipal para formalizar uma parceria e transferir os 250 moradores para casas de alvenaria.

“O Governo do Estado garante os recursos para o material de construção. Vamos procurar agora a Prefeitura para ver se a gente consegue a área. A comunidade local está empenhada e quer trabalhar para sair dessa situação difícil”, detalhou Rose.

 

De acordo com a engenheira Celeste Lemes Corrêa, do Instituto de Apoio e Proteção a Pesquisa, Educação e Cultura, ONG que assiste as famílias, no dia 26 de setembro do ano passado houve uma reunião entre os líderes da comunidade e o diretor-presidente da EMHA (Empresa Municipal de Habitação), Enéas José de Carvalho.

Ele sinalizou a possibilidade de doar a área onde os indígenas estão vivendo para a construção de 20 casas. As outras 50 famílias seriam acomodadas em um outro terreno, no mesmo bairro.

“Como a Prefeitura já sinalizou positivamente, e o Governo do Estado está comprometido em fornecer o material de construção, acredito que dentro de pouco tempo conseguiremos iniciar a construção das casas”, finalizou Rose.



Fonte: midiamax
Veja Também
Comentários