+55 (67) 3546.2571
domingo, 26 de setembro de 2021
quinta, 19 de setembro de 2013 - 17:00

IFMS abre 235 vagas em cursos de qualificação profissional em TL

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para 235 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional em Três Lagoas. A oferta é feita por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal.

O edital do processo seletivo está disponível na Central de Seleção. O endereço é www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

São sete opções de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), com duração média de três meses. Há vagas para Aconselhador em Dependência Química (40), Auxiliar Administrativo (40), Auxiliar de Contabilidade (40), Cuidador de Idoso (25), Inglês e Espanhol Básico (25 para cada) e Recepcionista em Meios de Hospedagem (40).

Para se inscrever, o interessado deve ter, pelo menos, 15 anos de idade, possuir a escolaridade mínima exigida no edital e ser vinculado a uma instituição demandante.

Estudantes da rede pública estadual podem se inscrever para todos os cursos oferecidos.

Pessoas vinculadas ao Ministério do Trabalho e Emprego podem optar pelos cursos de Recepcionista em Meios de Hospedagem, Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Contabilidade. Os dois últimos também são opções para os vinculados ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que podem fazer ainda o curso de Aconselhador em Dependência Química.

O número de vagas por curso para cada demandante e turno das aulas constam no edital.

Inscrições – O prazo da primeira etapa de inscrição, exclusiva para os candidatos vinculados aos demandantes, termina no dia 27 de setembro.

Os interessados devem comparecer aos locais e horários indicados com a ficha de inscrição preenchida e assinada (anexo III), além dos originais e cópias de um documento de identificação com foto, CPF, comprovantes de residência e da escolaridade mínima exigida. Homens maiores de 18 devem comprovar que estão em dia com o serviço militar.

Candidatos vinculados à Secretaria de Estado de Educação (SED) devem comprovar que estão matriculados no ensino médio da rede pública. Já para as vagas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, é preciso apresentar o Número de Identificação Social (NIS).

Os nomes dos candidatos inscritos na primeira etapa devem ser divulgados no dia 30 de setembro. A previsão é que as aulas tenham início no dia 8 de outubro.

Pronatec

Criado pelo Governo Federal em 2011, o programa busca ampliar a oferta e o acesso da população à educação profissional e tecnológica.

Em todo o Estado, o IFMS oferece 1.321 vagas em 19 opções de cursos distribuídos em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.



Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
19min32max
AnaurilândiaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
22min34max
Campo GrandeSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
21min36max
DouradosSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
20min32max
Três LagoasSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.