+55 (67) 3546.2571
quinta, 29 de julho de 2021
terça, 6 de novembro de 2012 - 10:53

INSS é impedido de cobrar valor pago por decisão judicial

Decisão da Justiça Federal impede que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) cobre a devolução de valores pagos por meio de liminar, antecipação de tutela ou sentença quando houver mudança na sentença. A medida foi tomada a pedido da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão e vale apenas para 3° Região da Justiça Federal, que abrange Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Na decisão, a juíza titular da 4ª Vara, Andréa Basso, determinou ao INSS a suspensão da cobrança de valores aos benefícios previdenciários e assistenciais, concedido por meio de decisão liminar, tutela antecipada e sentença, reformadas por outra posterior a decisão judicial. A exceção são os casos em que está expressa a determinação da devolução.A juíza determinou ainda multa de R$ 3 mil por benefício cobrado em caso de descumprimento.

Conforme o MPF (Ministério Público Federal), a liminar concedida foi pedida em uma ação civil pública ajuizada em 17 de julho para impedir essa cobrança, que é conhecida como repetição de indébito previdenciário, e é assinada conjuntamente pelo Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical. O pedido foi para que a decisão tivesse abrangência nacional, mas a decisão abrange apenas os Estados da 3° Região.

Pela regra atual, um segurado que receba algum benefício do INSS por decisão da Justiça – seja através de liminar, seja através de sentença – pode ser obrigado a devolver tudo que já recebeu caso uma nova decisão revogue a liminar ou altere a sentença de primeira instância.

Para o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Jefferson Aparecido Dias, a decisão é importante porque o Tribunal reforma uma liminar ou uma sentença concedida em primeira instância, não a torna nula, ou seja, os efeitos anteriores são válidos, a decisão não retroage e seus efeitos são válidos a partir daquela data.
Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
3min20max
AnaurilândiaDia de sol, com geada ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.
4min16max
Campo GrandeDia de sol, com geada ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.
4min16max
DouradosDia de sol, com geada ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.
4min20max
Três LagoasDia de sol, com geada ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.