(67) 99869-0605
terça, 19 de março de 2024
terça, 19 de janeiro de 2021 - 15:40

Janeiro Roxo: Brasil é o segundo país com mais casos de hanseníase no mundo

A doença é um grande problema de saúde pública no Brasil

No Janeiro Roxo, o planeta realiza diversas campanhas de conscientização e luta contra a hanseníase, doença infectocontagiosa em relação à qual o Brasil ocupa o segundo lugar mundial em número de casos. Está atrás apenas da Índia, sendo que, em 2017, registramos 26.875 casos contra 126.164 da nação estrangeira. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (). Na última década, foram quase 30 mil novos casos por ano no Brasil.

A hanseníase tem cura e tratamento . Mas sua evolução é lenta: os sinais e sintomas surgem gradativamente, sem causar coceira, dor ou desconforto. “Essa característica insidiosa, associada às dificuldades no acesso da população aos serviços de saúde para um diagnóstico precoce, faz com que a doença continue sendo um grande problema de saúde pública no Brasil”, explica a médica dermatologista e Profa. Dra. Joanne Ferraz, do curso de Medicina do Unipê.

Entendendo a doença

LEIA TAMBÉM:

Especialistas dão dicas de como tirar sonhos do papel no mês do empreendedorismo feminino

Chicão Castro assina material exclusivo e gratuito sobre ecoturismo em Bonito

A transmissão da doença ocorre pelas vias aéreas superiores. “Para que uma pessoa venha a ter hanseníase, em geral é necessário um contato próximo e prolongado com uma pessoa com a forma ‘multibacilar’ (elevada quantidade de bactérias) da doença, além de uma susceptibilidade individual. Após o contágio, se passam em média dois a sete anos para as primeiras manifestações começarem a surgir”, diz Dra. Joanne.

A doença acomete a pele e os nervos periféricos: pode haver alterações sensitivas (dormências), autonômicas, como a diminuição do suor na área afetada, e motoras. “Essas últimas podem ocasionar dificuldade para fechar os olhos ou deformidades em mãos e pés, prejudicando atividades como segurar objetos e até caminhar. Também há risco de surgimento de úlceras com difícil cicatrização, principalmente nos pés, dentre outras incapacidades”, coloca.

Por isso, é importante se atentar para o surgimento de manchas, lesões ou áreas da pele esbranquiçadas ou avermelhadas, ou a presença de dormência em mãos e pés. “Em alguns casos, em virtude da dormência, a pessoa pode sofrer cortes ou queimaduras sem sequer perceber. Perda de pelos, inclusive das sobrancelhas, deformidade em nariz, nódulos em face, orelhas e no corpo também podem ocorrer”, completa.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é clínico e se dá pela observação dos sinais e sintomas característicos, mas o exame de “baciloscopia” de pele auxilia no diagnóstico e na definição da forma da doença. “A procura pelo serviço de saúde não deve ser adiada, para que a recuperação seja a melhor possível”, salienta.

SAIBA MAIS:

1º álbum de Guilé, “Até Que a Chuva Apague o Medo”, estreia nas plataformas musicais neste sábado 

08h08 - 18/12/2020

Primeira edição do Prêmio Campo Grande ao Teatro está com inscrições abertas

14h22 - 15/12/2020

Cia. Teatral Ofit apresenta “Todo Redemoinho Começa Com Um Sopro”

16h00 - 14/12/2020

Iniciado o tratamento adequado, o indivíduo deixa de transmitir a doença para outras pessoas. Daí o diagnóstico precoce ser fundamental: assim, o tratamento será iniciado o mais breve possível, quebrando a cadeia de transmissão. “O tratamento envolve não apenas o uso da medicação específica pelo tempo adequado, denominada poliquimioterapia, mas também requer medidas voltadas para a prevenção e reabilitação das incapacidades que a doença traz”, finaliza Dra. Joanne.



Fonte: Midiamax
Veja Também
Comentários