+55 (67) 3546.2571
quinta, 23 de setembro de 2021
sexta, 6 de setembro de 2013 - 17:15

Jornalistas venezuelanos denunciam políticas do governo para silencia-los

Um grupo de jornalistas venezuelanos denunciou nesta sexta-feira em um fórum em Miami as políticas do governo chavista de Nicolás Maduro para silenciar a imprensa opositora, entre elas a criação de um bloqueio econômico que deixou os jornais provinciais sem papel.

Desde a semana passada oito jornais venezuelanos fecharam porque estão sem papel. "Esta forma de cerco econômico é apenas mais uma arma para destruir as janelas da informação", denunciou o jornalista e professor da Universidade Central da Venezuela Eduardo Orozco, presidente do Colégio Nacional de Jornalismo em Caracas.

Orozco, junto a colegas da agremiação, viajou a Miami para participar do fórum "O socialismo do século XXI e seu impacto sobre a liberdade de imprensa", organizado pela Associação de Jornalistas venezuelanos no Exterior (APEVEX) e o Instituto Miami Dade College.

Os jornalistas venezuelanos acusam o governo da Venezuela de ser o que foi mais longe em sua busca para controlar a imprensa e concentrar a mídia nas mãos do Estado.

"Os três pontos-chave da situação enfrentada por muitos países da região: em primeiro as restrições à liberdade de imprensa, em segundo os ataques contra a imprensa, e algo que é novo e típico desses governos, a concentração dos meios de comunicação em suas mãos", disse Guillermo Lousteau.

A queixa dos venezuelanos coincidiu com uma reivindicação da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) ao governo da Venezuela pela supressão dos requisitos de entrega de divisas para a importação de papel jornal e outros materiais para a produção, para que possam retomar suas atividades paralisadas por falta de insumos.

Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
16min33max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
20min35max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
19min36max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
17min33max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.