(67) 99869-0605
quinta, 18 de abril de 2024
quinta, 13 de dezembro de 2018 - 09:55

Macaco-prego fica 4 dias em pé de manga, foge e morre eletrocutado

Moradores reclamam que pedidos de resgate foram rejeitados pela PMA e Bombeiros

Um macaco-prego morreu eletrocutado nesta quarta-feira (12) depois de encostar na fiação de um poste de energia elétrica na Rua São Benedito, no Bairro Santa Luzia, em Campo Grande. Antes disso, segundo relato de moradores, o animal silvestre permaneceu quatro dias em um pé de manga da região.

Conforme apurado pelo Campo Grande News, o animal foi perseguido por cães e subiu no poste para tentar fugir. O problema, de acordo com os moradores, é que desde o último domingo (9), a PMA (Polícia Militar Ambiental) e o Corpo de Bombeiros foram acionados para resgatarem o macaco, mas nenhum dos órgãos foi ao local

 

“Eu liguei e um ficou jogando para o lado do outro. Ele estava há quatro dias num pé de manga de uma casa, PMA não quis ir resgatar e hoje ele fugiu de cachorros e levou o choque”, contou um dos moradores, que não quis se identificar.

O impasse nesta manhã é sobre quem irá retirar a carcaça da fiação. “O bicho vai apodrecer se depender do resgate. Está lá preso nos fios de alta tensão pelo rabo”, finalizou.

Desfazer de animais mortos em terrenos impróprios e até mesmo nas ruas da cidade coloca a saúde das pessoas em risco por meio da disseminação de pragas e doenças, e também caracteriza crime.

No entanto, quando o animal morre na área urbana há o recolhimento feito pela CG Solurb. Pouca gente sabe, mas esse serviço pode ser solicitado pelo 0800 647 1005.

No caso do macaco, segundo a Solurb, a Energisa deve ser acionada ao menos para interromper o fornecimento de energia para que o animal seja retirado sem colocar a vida dos trabalhadores em risco.

Campo Grande News entrou em contato com a Energisa, mas ainda não obteve retorno.

Resgate de animais vivos – A PMA faz o trabalho de resgate de animais, mas prioriza a prevenção de crimes. A população pode acionar a polícia ambiental, mas deve ter paciência, em razão da grande quantidade de ocorrências.

Para ajudar nesses atendimentos, 30 policiais municipais se formaram no início de novembro, para dar apoio à PMA e demais atendimentos ambientais. Um dos serviços da Patrulha é o de resgate de animais silvestres.

A capacitação tem a intenção de desafogar o número de ocorrências atendidas pela PMA, que além de Campo Grande, atende denúncias por todo o Estado.

Ligações e denúncias podem ser feitas por meio do telefone 153. Os animais depois de capturados são levados para o Creas (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres). A orientação é que as pessoas não se aproximem dos animais silvestres e evitem que crianças cheguem perto.

Direto das Ruas – A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

 



Fonte: Campo Grande News
Veja Também
Comentários