+55 (67) 3546.2571
domingo, 13 de junho de 2021
terça, 6 de novembro de 2012 - 15:53

Maioria dos brasileiros vai usar o 13º salário para pagar dívidas

Até o fim de novembro, os trabalhadores com carteira assinada receberão a primeira parcela do13º salário. A segunda parcela será paga até o dia 20 de dezembro. Pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade feita com consumidores de diferentes faixas salariais mostra que 61% vão usar o dinheiro para quitar dívidas. A maioria (75%) vai pagar despesas com o cartão de crédito e com cheque especial. 

A analista de recursos humanos, Winny Soyat, já sabe o que vai fazer com seu 13º salário, assim que o dinheiro for depositado: vai pagar a parcela do financiamento do apartamento, quitar o carro e pagar a viagem de férias. “Eu vou entrar o ano que vem sem nenhum dinheiro, mas sem nenhuma dívida”, afirma.


Segundo consultores em finanças, a pressa é inimiga do bom negócio. Com o 13º na mão, o mais importante é fazer um planejamento financeiro. Antes de pagar as dívidas, o ideal é avaliar as despesas futuras.

É importante não esquecer que fim e começo de ano são épocas em que chegam contas extras, das quais muita gente não consegue fugir, como IPTU, IPVA, matrícula e material escolar. “Não adianta o devedor sair correndo para pagar dívidas passadas e ter que fazer empréstimos para fazer frente às novas. Primeiro se planeja”, orienta o consultor financeiro Ronaldo Gotlib.

A dica é separar o dinheiro extra para pagamentos das despesas que inevitavelmente vão chegar e, só depois, negociar antigas dívidas. “Neste momento, as empresas estão querendo fazer acordos rápidos para que o nome do devedor seja liberado, esteja limpo, e nesta situação, ele saia correndo e faça novas dívidas”, alerta o consultor.

Depois que passa a época em que as empresas estão desesperadas por estes acordos e não estão oferecendo boas condições no primeiro momento, o devedor pode negociar e conseguir melhores taxas e condições para quitar dívidas passadas com a tranquilidade que não fez dívidas futuras. (JH)



Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
12min28max
AnaurilândiaSol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
11min25max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
10min24max
DouradosSol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
13min28max
Três LagoasSol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.