+55 (67) 3546.2571
segunda, 25 de outubro de 2021
quinta, 13 de março de 2014 - 15:35

Marcha contra doença responsável por 40% da infertilidade será realizada hoje na Capital

Será realizada hoje, a partir das 19 horas, na Praça do Rádio, em Campo Grande, marcha contra a Endometriose, doença responsável por 40% da infertilidade. A manifestação de conscientização em massa acontecerá simultaneamente em 53 países. No Brasil ocorrerá também em Brasília, São Paulo, Porto Alegre e Vitória.

A luta da marcha é pelo reconhecimento da endometriose como doença social e de saúde pública, exigindo tratamento digno e acessível. A doença crônica atinge 176 milhões de mulheres no mundo todo e mais de 6 milhões no Brasil.

A endometriose

Segundo a jornalista Caroline Salazar, dona de blog sobre a doença e representante do movimento no Brasil, a endometriose é caracterizada pela presença de tecido semelhante ao endométrio fora do útero.

O endométrio é o tecido que reveste o útero, sendo o tecido mais funcional, pois com estímulo hormonal do ovário, há o aumento de sua espessura e uma diferenciação para receber o embrião. Caso não ocorra a gravidez, o endométrio descama-se formando assim a menstruação, e, desta forma, vão ocorrendo os ciclos menstruais.

Em vez de descer pela vagina na forma de menstruação, o endométrio reflui pelas trompas e instala-se em órgãos da cavidade pélvica e abdominal, causando inflamações e muitas dores nos ciclos menstruais. Em casos mais extremos, a doença também pode atingir órgãos distantes como diafragma, pulmões, cérebro, dentre outros.

A doença é a responsável de cerca de 40% da infertilidade feminina. “Desde 2010, luto pelo reconhecimento da doença como social no Brasil pelos nossos governantes. A marcha vem para espalhar a conscientização desta enigmática doença que atinge milhões de mulheres e meninas”, ressalta Salazar
Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
19min28max
AnaurilândiaSol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
20min27max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
17min29max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
20min28max
Três LagoasSol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.