+55 (67) 3546.2571
quarta, 20 de outubro de 2021
segunda, 24 de fevereiro de 2014 - 17:35

Ministério Público investiga execução do programa Mais Médicos em Goiás

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO) instaurou inquérito civil para investigar eventual ação ou omissão ilícita da União e dos municípios goianos, na execução do programa Mais Médicos no Estado de Goiás.

O MPF afirma que está investigando fatos noticiados pela imprensa dando conta de problemas no funcionamento do programa como: abandono das atividades por parte dos profissionais; dispensa, pelos municípios, de médicos integrantes da sua própria estrutura de saúde para justificar solicitação de profissionais do programa; médicos originários de Cuba que estariam sendo constrangidos no exercício do seu direito de locomoção no território nacional, entre outros.

O procurador da República Ailton Benedito considera preocupantes as notícias divulgadas, havendo a necessidade de averiguação para colher informações, documentos e outros elementos aptos a consolidar a atuação do MPF.

O objetivo é garantir o cumprimento das finalidades do programa no sentido de fortalecimento da rede de atenção básica e a ampliação dos recursos humanos no SUS, levando médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

Como primeira medida, o MPF expediu ofício ao Ministério da Saúde (MS) requisitando a cópia do termo de cooperação firmado com a Opas (Organização Panamericana de Saúde), a relação dos municípios goianos contemplados pelo programa, bem como os casos de abandono ou desistência de médicos, em Goiás, nominando os profissionais.Além disso, requisitou, ainda, a relação nominal e qualificação (nº de inscrição, país de origem, endereço no Brasil) dos médicos do Mais Médicos em atividade no Estado. Também foi expedido ofício ao Ministério Público do Trabalho da 10ª Região (DF/TO), requisitando-lhe cópia do inquérito civil referente ao Programa Mais Médicos.
Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
17min27max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
15min29max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
17min30max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
18min27max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.