+55 (67) 3546.2571
segunda, 27 de setembro de 2021
quinta, 5 de setembro de 2013 - 18:00

Morador passeia na cidade com medo de ser atingido por árvore condenada

queda do jacarandá de 15 metros de altura, na terça-feira (3), na Praça Ary Coelho, trouxe à tona para a população a antiga preocupação de ambientalistas. Um estudo recente apontou que cerca de 20 mil árvores da Capital estão em situação de risco.

Para quem passa pelas ruas centrais da cidade, a sensação é de insegurança. “Eu fico bastante preocupado com essas árvores, na minha opinião, tem que derrubar antes que aconteça o pior”, conta o aposentado Seval Gomes Monteiro, 70 anos.

Há dois meses, o engenheiro florestal Miguel Milano, doutor e mestre em ciência florestal afirmou durante palestra na Câmara Municipal da Capital que 20 mil árvores da cidade correm risco.

A cidade tem aproximadamente 160 mil árvores, deste total 18,5% pertence à espécie oiti. “Recomenda-se que o percentual da mesma espécie não ultrapasse 10% para que pragas não se alastrem com facilidade”, orientou Milano. Além disso, 15% das árvores plantadas em vias públicas está em mau estado.


A conservação e o tratamento das espécies também são considerados pela população como motivos de algumas quedas de árvores. “Se falta tratamento, as árvores vão cair mesmo. Se tem tantas mal conservadas, teria que derrubar mesmo”, conta Helena Garcia, 50 anos.

A última pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada há um ano apontou que a Capital é a mais arborizada do país. De acordo com a análise, o índice apontou que 96 residências em 100 são arborizadas na capital sul-mato-grossense.

Queda - O jacarandá de grande porte caiu, por volta das 16h30 de ontem (3), na Praça Ary Coelho, no Centro de Campo Grande. Houve correria e susto entre os presentes no local. Duas mulheres, incluindo-se uma gestante, ficaram feridas e foram encaminhada pelo Corpo de Bombeiros à Santa Casa.

Quando o jacarandá caiu, levou, junto, um coqueiro. Um homem de idade, que não teve o nome divulgado, saiu correndo e caiu na fuga. A árvore caiu sobre o banco, que ficou rachado ao meio.

As duas mulheres que foram atingidas pela árvore tiveram ferimentos leves. Segundo populares, uma mulher ficou em estado de choque. A árvore também entortou uma poste de luz.
Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
20min36max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
22min34max
Campo GrandeSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
20min37max
DouradosSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
21min36max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.