+55 (67) 3546.2571
segunda, 17 de maio de 2021
segunda, 18 de junho de 2018 - 14:35

Moradores do Bairro João Paulo da Silva recebem orientações sobre destinação correta do lixo

A Associação de Moradores do Conjunto Habitacional JoãoPaulo da Silva (AMCHJP)  realizou no último final de semana, o trabalho de orientação e conscientização dos moradores sobre a queima de lixo doméstico. O presidente da Associação, Wellington Roberto de Souza Santos ,  visitou as casas, distribuiu panfletos e esclareceu a importância da destinação correta do lixo.

A destinação incorreta ou a queima do lixo doméstico pode gerar transtornos para população e também notificações ou até mesmo multa para o responsável.

RECOMENDAÇÕES

A Prefeitura orienta toda a população que antes da poda de árvores, o responsável deverá requerer mediante pagamento de taxa, na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, o recolhimento de galhadas. A solicitação deve pode ser feita via telefone (67) 3546-1057 ou comparecendo pessoalmente na sede da secretaria, localizada na Rua Bartolomeu Viana Cavalcante, Jardim Camargo, (atrás da Secretaria Municipal de Assistência Social).

Caso a pessoa não tenha feito o pedido de recolhimento, o responsável poderá ser notificado pelo Fiscal de Obras e Posturas, de acordo com o artigo 279, da Lei 399/85, e caso não atendida a notificação, será emitido ao proprietário o auto de infração para o pagamento da multa, com base na lei 399/85.

RESTOS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

O cidadão que reformar ou construir um imóvel, ou realizar a limpeza de terrenos e despejar em local inadequado poderá ser notificado. A Prefeitura recomenda que ao iniciar a obra na sua residência ou estabelecimento comercial, solicite uma caçamba de empresa especializada no recolhimento desses materiais.

Em caso dos entulhos (tijolo, cimento, telhado e outros tipos de materiais de construção) ou restos de folhas, troncos, mato e gramas cortadas estiverem despejados em frente ao imóvel, o responsável poderá ser notificado pelo Fiscal de Obras e Posturas, de acordo com o artigo 279, da Lei 399/85, e caso não atendida a notificação, será emitido ao proprietário o auto de infração para o pagamento da multa, com base na lei 399/85.

ARMAZENAMENTO DO LIXO

E por fim, a equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos pede a colaboração de toda a população sobre o destino e armazenamento correto do lixo. Para facilitar o trabalho dos coletores responsáveis, a equipe pede para que todo o material jogado fora seja colocado dentro de uma sacola plástica. Assim, a medida evita que o lixo seja espalhado pelo vento e também facilita para manuseamento do material.

Em caso de vidro quebrado, agulhas ou outros objetos cortantes, a equipe de coletores pede para que seja embrulhada em um jornal ou numa garrafa pet cortada, para evitar qualquer tipo de acidente durante o recolhimento deste lixo.

DENÚNCIA

A população pode colaborar com este trabalho de limpeza urbana, realizando a denúncia de terrenos sujos ou com acúmulo de galhadas e entulhos pelo telefone (67) 3546-1301, ou pessoalmente no Núcleo de Tributação da Prefeitura Municipal de Brasilândia. Com a denúncia acatada, a equipe faz o registro e emite a notificação endereçada ao proprietário do imóvel para fazer a capinação e limpeza do terreno.

Caso não atenda a notificação, o terreno será submetido à limpeza pela Prefeitura, mediante, a cobrança de taxas devidas, conforme estipulado no artigo 214, parágrafo único da Lei Municipal 399/85: “Se decorrido o prazo, o responsável não atender à intimação, mesmo pagando a multa, será considerado reincidente, podendo a Prefeitura executar os serviços, cujo custo, acrescido de dez por cento a título de administração e da multa em dobro, será cobrada do proprietário do terreno”.



Fonte: Comunicação Brasilândia
Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
16min32max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
19min29max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
17min28max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
17min32max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.