+55 (67) 3546.2571
domingo, 16 de maio de 2021
quarta, 6 de junho de 2018 - 14:30

MPE define regras para disputa do cargo de procurador-geral de Justiça

Promotores podem concorrer ao cargo, mas precisam ter mais de 10 anos de carreira e 35 anos de idade

O Ministério Público Estadual enviou projeto para o legislativo, alterando as regras para eleição e escolha do Procurador-Geral de Justiça, em Mato Grosso do Sul. Com a mudança, procuradores e promotores podem concorrer ao pleito, sendo necessário ter mais de dez anos de carreira e 35 anos de idade. O mandato continua sendo de dois anos, sendo permitida uma recondução.

A proposta segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votada pelos deputados em plenário. Sobre a regra de escolha do chefe do MPE, continua sendo feita a eleição para definição dos três mais votados, que seguirão em lista tríplice para que o governador possa decidir quem será o Procurador-Geral da República.

O projeto destaca que as mudanças foram amplamente discutidas dentro dos colegiados do Ministério Público, e que as regras seguem o mesmo parâmetros de outros estados, como Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Sergipe.

“Necessário se faz aprimorar a democracia interna, permitindo que Membros da Instituição que atuem em primeira instância tenham direito a concorrer ao cargo de Procurador-Geral de Justiça. Isso foi um grande avanço na democracia interna”, declarou o atual chefe do Ministério Público, Paulo Passos.

Ampliação – Os deputados aprovaram em fevereiro a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que autorizava os promotores a participar da eleição de chefe do Ministério Público. A matéria chegou na Assembleia em 2015 e depois de muita discussão se chegou a um consenso.

O presidente da Assembleia, o deputado Junior Mochi (MDB), conseguiu o acordo para que fosse mudada a Constituição Estadual e que restaria a partir daquele momento, o Ministério Público definir as regras e critérios para que estes promotores disputassem o pleito. Na oportunidade 18 deputados foram favoráveis a questão. Os integrantes da instituição fizeram questão de acompanhar a votação e comemoram o resultado.



Fonte: Campo Grande News
Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
16min31max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
19min31max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
16min28max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
17min31max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.