+55 (67) 3546.2571
domingo, 16 de maio de 2021
sexta, 13 de julho de 2018 - 14:55

MPMS investiga falta de ambulâncias do Samu em Campo Grande

Sesau admitiu que das 14 viaturas do Samu, só duas estavam rodando, sendo que 9 não tem conserto; situação veio à tona na segunda-feira (9)

Após denúncia de que o caos se instalou no Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) abriu inquérito para investigar as baixas nas viaturas de salvamento.

A situação veio à tona na segunda-feira (9), quando a própria Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) admitiu que das 14 viaturas do Samu, só duas estavam rodando, sendo que 9 não tem conserto.

 
 

A investigação contra a Sesau e a SES (Secretaria de Estado de Saúde) foi aberta pela 32ª Promotoria de Justiça da Saúde Pública e está sob o comando da promotora Filomena Depólito Fluminhan.

Na segunda-feira, em entrevista do Campo Grande News, o coordenador de urgência e emergência da Sesau, Yama Higa explicou que a frota é antiga e o principal problema é a falta de investimento do Ministério da Saúde.

Na segunda-feira, a Sesau afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que solicitou a reposição dos 9 veículos baixados e enfatizou que o mesmo “é o único e exclusivo órgão para compra de viaturas”.

Na quarta-feira (11), o Ministério da Saúde, também por meio da assessoria de imprensa, negou que seja o único que possa adquirir as viaturas. Conforme explicou o órgão, as aquisições ocorrem por um programa tripartite, ou seja, “todo e qualquer ente federado (Estados e municípios) pode fazer aquisição direta das ambulâncias para atender a população com recursos próprios, desde que observe os pré-requisitos previstos na legislação vigente dos padrões, critérios técnicos e normativas do SAMU 192”.

Neste dia, a Sesau também informou que havia enviado 8 viaturas para o conserto e que em dias, as mesmas estariam nas ruas.



Fonte: campo grande news
Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
16min31max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
19min31max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
16min28max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
17min31max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.