+55 (67) 3546.2571
sexta, 17 de setembro de 2021
quarta, 4 de setembro de 2013 - 13:45

MS fica de fora na lista dos estados que receberão médicos cubanos

Mato Grosso do Sul está fora da lista dos estados brasileiros que receberão a primeira leva de médicos cubanos, pelo programa Mais Médicos, segundo informou ao G1 a assessoria do Ministério da Saúde. A lista com os municípios que serão contempladas com os 400 profissionais do país caribenho foi divulgada nesta terça-feira (3).

De acordo com o ministério, os médicos foram designados para locais com Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) baixos e com maior escassez de profissionais. O estado, segundo a assessoria, deve ser contemplado até o fim do ano com a chegada de mais 3,6 mil cubanos ao país.

No estado, 45 municípios inscreveram-se para receber médicos. Foi apontada a necessidade de 217 profissionais para completar o quadro na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS). Inicialmente o Governo Federal disponibilizou essas vagas para brasileiros. Somente 13 dos que demonstraram interesse em atuar no Mato Grosso do Sul homologaram as inscrições, sendo sete para Campo Grande e cinco para Corumbá.

Entretanto, no caso da capital do estado, somente quatro irão trabalhar. Os demais, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), desistiram.

Foi então aberta inscrição para médicos estrangeiros e 13 profissionais foram designados para os municípios de Campo Grande, Corumbá, Ponta Porã, Caracol e Sete Quedas. Eles ainda não começaram a atuar.

De acordo com o Ministério da Saúde, o grupo de cubanos atenderá em municípios que não foram selecionados por nenhum médico durante a primeira chamada do programa.
Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
19min38max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
22min35max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
20min36max
DouradosDia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.
20min38max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.