+55 (67) 3546.2571
segunda, 27 de setembro de 2021
quinta, 5 de setembro de 2013 - 13:55

Mulheres que se tornam chefes têm mais medo de assumir riscos, diz pesquisa

Mulheres que assumem cargos de liderança pela primeira vez parecem se tornar mais temerosas que os homens. De acordo com um estudo da consultoria educacional Lab SSJ, a principal angústia de novos gestores com diferença significativa entre mulheres e homens é "ter que assumir mais riscos" --56,2% delas apontaram esse receio, enquanto 49,9% deles disseram o mesmo.

Depois, no caso delas, aparecem as angústias de ter que trabalhar sem planejamento prévio (50,6%) e ter que contratar e demitir funcionários (47,9%).

"A pesquisa foi realizada com uma lista grande de possíveis temores, mas esses foram os que tiveram diferença significativa entre as respostas de homens e mulheres", afirma Isadora Marques, gerente de pesquisa do Lab SSJ.

Segundo ela, apesar de serem medos comuns a novos líderes de qualquer gênero, as mulheres tendem a ficar mais vulneráveis quando assumem altos cargos. "Há um estereótipo que pressiona as mulheres. Elas se sentem mais cobradas a mostrar que são tão boas quanto os homens", explica.

A pesquisa também mostrou que os homens recebem mais treinamento antes de assumir sua primeira gestão. 18,7% dos homens tiveram essa oportunidade, enquanto apenas 12,5% das mulheres foram treinadas.

"O despreparo e a falta de treinamento também tornam os novos líderes mais inseguros. As pessoas estão acostumadas a serem colaboradores com diretrizes que partem de cima", diz Marques.

Segundo o estudo, os maiores desafios para as líderes mulheres são saber lidar com conflitos (69,8%) e selecionar e avaliar subordinados (19,4%). Já para os homens as maiores dificuldades são aprender rápido (33,3%), desenvolver pessoas (56,6%) e ter empatia e sensibilidade (28%). O estudo foi realizado com 4.392 profissionais que atuam em grandes empresas de diversos setores da indústria e ocupam posições que vão desde coordenadores e especialistas a executivos de média e alta liderança.

Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
20min36max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
22min34max
Campo GrandeSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
20min37max
DouradosSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
21min36max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.