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domingo, 24 de outubro de 2021
quinta, 27 de fevereiro de 2014 - 09:50

No resolução da Anatel vai muito além de facilidades sobre cancelamento da linha

Não será preciso mais perder vários minutos da sua vida esperando para ser atendido no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) das operadoras de Telefonia. O fim da ‘musiquinha’ e do ‘labirinto de autorizações’ até falar com um atendente não terá obrigatoriedade após a nova resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A normativa que entra em vigor a partir de março não fica restrita apenas ao cancelamento, pois muda totalmente a relação comercial entre o consumidor e empresas do ramo.

“Vai melhorar muito o nosso trabalho do Procon. Quando começar pra valer entregará um poder muito grande ao consumidor já que dará a possibilidade dele cancelar o serviço que não estiver satisfeito. Pela Internet, o cliente terá essa alternativa nos sites das empresas, e se ele não tiver domínio em informática no número do SAC também conseguirá, pois umas opções oferecidas necessariamente será a do cancelamento”, explica o superintendente do órgão de defesa do consumidor em Mato Grosso do Sul.

Alexandre conta que as mudanças na Anatel representam avanços significativos para as relações comerciais em Telefonia, Internet e TV por Assinatura. No entanto, ele ressalta que o ponto central dos problemas ainda está longe de ser resolvido. O superintendente defende que a qualidade do serviço precisa melhorar, e por isso tem buscado uma aproximação do Procon-MS com a Anatel.

“Eu preciso da agência, pois ela tem como fazer o diagnóstico contínuo desses sinais, o que me ajudaria a cobrar em cima das instabilidades e precariedades do serviço. O Procon-MS não possui essa expertise, mas a Anatel sim. O que eu possuo são reclamações de milhares de consumidores, que se juntadas me permitiriam aplicar uma multa até alta se eu quisesse. A operadora vai lá e recorre baseada em laudos de conformidade. Como fica?” relata Alexandre.

Alívio

Com mais facilidades e poder vários consumidores comemoram o avanço proposto pela Anatel, vendo a novas regras como um marco de independência do consumidor. O arquiteto Raphael Antunes acredita que as mudanças irão encerrar a procrastinação das empresas no atendimento via SAC.

“As empresas ficam enrolando cliente e não resolvem problema algum. eu mesmo estou com problemas de telefonia e vou acionar a empresa na justiça. Tive problemas de contrato de linha corporativa, quando me enviaram o chip errado e eu não consegui cancelar. Fiquei horas no telefone, porque é só por telefone. Fui na loja da TIM mas não quiseram me atender. Houve ligações com duração de até 1h40”, declarou.

O vendedor de uma concessionária, Sérgio Moreira, também irritado com situações que passou no atendimento por telefone da sua operadora, diz que a enrolação era mais revoltante porque transferia o consumidor de um setor para outro, reiniciando continuamente o suporte.

“Vai fica bem melhor pois agente nunca conseguia cancelar. Era toda hora esse lance de trocar de setor”, comemora.

O que vai mudar?

Se a ligação cair é da Operadora a responsabilidade de retornar

Se ela não conseguir o contato com o cliente deverá protocolar a tentativa com alguma mensagem no número do celular

Em caso de fatura com cobrança abusiva, questionada pelo cliente, a empresa tem 30 dias para justificar ou revisar o valor. Não fazendo isso no prazo, o consumidor ganha o dobro da quantia que superou o teto reclamado como desconto.

O cancelamento do vínculo comercial com a empresa de Telefonia, Internet ou Televisão por Assinatura pode ser feito pelo site da empresa ou apenas com uma confirmação no SAC, sem a necessidade de conversa com o atendente de call-center

Depois de receber o pedido de cancelamento, a empresa possui dois dias úteis para acatar

O tempo para adequação depois que a normativa entrar em vigor é de 120 dias

Caberá as empresas encontrar nos próximos quatro meses mecanismos que coíbam fraudes nos cancelamentos, onde haja segurança no procedimento, de tal forma que clientes não sejam lesados sem ter interesse em se desvincular

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