+55 (67) 3546.2571
quarta, 20 de outubro de 2021
segunda, 24 de fevereiro de 2014 - 15:50

Nova diretoria executiva da Fundect toma posse nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (24), às 10 horas, na Governadoria, aconteceu a solenidade de posse da nova diretoria-executiva da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect). Participam do evento o governador do Estado, André Puccinelli, o Secretário de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (SEMAC), Carlos Alberto Negreiros Said Menezes, os doze membros do Conselho Superior da Fundação, reitores das universidades do Estado, chefes das Embrapas e representantes das instituições de ciência e tecnologia e parceiros que compõem o Sistema Estadual de C,T&I.

O atual diretor-presidente da Fundect, Marcelo Augusto Santos Turine, foi reconduzido para novo mandato até dezembro de 2016. Turine é doutor em Engenharia de Software pela USP de São Carlos, Pós-Doutor em políticas públicas pela PUC-SP e pesquisador da Faculdade de Computação (FACOM) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência nas áreas de gestão de políticas públicas, tecnologias sociais e para o agronegócio.

Como diretora científica foi nomeada Marilda Moraes Garcia Bruno. Doutora em Ensino da Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e pesquisadora na área de Políticas Públicas, Gestão da Educação e Diversidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e inclusão escolar.

O diretor administrativo, Artur Vieira dos Santos, é auditor do Estado do Governo de Mato Grosso do Sul e possui experiência na área de administração com ênfase em auditoria governamental.

Governador cria Fórum

Durante a cerimônia de posse da nova diretoria-executiva da Fundect, o governador André Puccinelli anuncia a criação do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Mato Grosso do Sul, uma iniciativa para promover e incentivar o desenvolvimento científico, a pesquisa, a capacitação científica e tecnológica e a inovação no Estado.

O Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação visa articular e promover, em conjunto com órgãos dos governos federal, estadual e municipais, Instituições de Ciência e Tecnologia, entidades de apoio e de representação da sociedade civil organizada, a regulamentação e a implantação de políticas governamentais para fortalecer o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo o diretor-presidente da Fundect, Marcelo Turine, o Fórum vai ter um trabalho importantíssimo de fortalecer a inovação no Estado de Mato Grosso do Sul e criar um Plano estratégico de desenvolvimento da área de Ciência, Tecnologia e Inovação no nosso Estado. "Objetivamos integrar as pesquisas das universidades, das instituições de pesquisa aos órgãos de inovação e das empresas, para termos mais eficiência e promover o desenvolvimento econômico e científico de Mato Grosso do Sul nos próximos 20 anos", afirma Turine.

A intenção do governo estadual é conferir mais eficiência e eficácia à estrutura de pesquisa e aos programas de fomento à ciência, tecnologia e inovação de Mato Grosso do Sul. "Alavancar a ciência e tecnologia não é um objetivo isolado. Temos que aumentar a competitividade das nossas empresas e indústrias e não podemos mais contar com o bônus de fatores estruturais como, por exemplo, o demográfico. O processo migratório de setores de baixa para alta produtividade esgotou. O caminho para o desenvolvimento é o da inovação", argumenta Turine.

Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
17min27max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
15min29max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
17min30max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
18min27max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.