+55 (67) 3546.2571
domingo, 13 de junho de 2021
segunda, 12 de novembro de 2012 - 14:40

Nova lei é rigorosa contra crimes virtuais

A polícia ainda aguarda pela sanção presidencial da lei que tipifica os crimes cibernéticos para poder punir quem invadir computadores para roubar dados e obter vantagens. O projeto, que foi aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 7, altera o Código Penal Brasileiro e prevê penas de até cinco anos de reclusão e multa.

Pela lei que ainda está em vigor, os delitos cometidos pela internet só recebem punição se forem semelhantes a outros tipos de crimes previstos no Código Penal. Nesse caso, não está inclusa a criminalização pela apropriação de senhas, informações e fotografias. Para a diretora da Delegacia de Crimes Tecnológicos, Beatriz Silveira, este foi um passo importante que garantirá instrumentos para que a Justiça possa atuar, bem como a própria polícia. O Pará conta com um fato a favor no combate aos crimes cibernéticos, a delegacia que trabalha com os crimes tecnológicos. A nova lei exige que cada Estado brasileiro crie este serviço.

Beatriz reitera que no Pará os crimes virtuais mais comuns são de crimes de honra (difamação, calunia, injúria) e as ameaças que são através da rede mundial de computadores. “O de fraudes bancárias, como invasão de contas bancarias pela internet e clonagens de cartões”, acrescentou. Alguns destes casos ainda são tratados como crimes de furtos. Por isso, é difícil também para a polícia apresentar dados sobre crimes cibernéticos.


Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
12min28max
AnaurilândiaSol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
11min25max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
10min24max
DouradosSol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
13min28max
Três LagoasSol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.