+55 (67) 3546.2571
quinta, 23 de setembro de 2021
quarta, 4 de setembro de 2013 - 14:45

Novas regras para lotéricas serão votadas no dia 10

A exigência de licitação para que pessoas físicas e jurídicas prestem serviços como permissionários lotéricos é prevista em projeto de lei da Câmara (PLC 40/2013) em exame na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

A relatora da matéria, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), observou que essa exigência leva ao setor de venda de loterias os critérios de justiça e competição que devem nortear o acesso dos particulares às atividades reguladas pelo Estado.

Vanessa Grazziotin leu seu relatório ontem terça-feira (3) e o presidente da CAE, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), concedeu vista coletiva do projeto, que será votado no próximo dia 10.

De autoria do deputado Beto Mansur (PP-SP), a proposição também delimita o tempo máximo da permissão, "criando segurança para o permissionário quanto ao horizonte de rentabilidade do seu investimento", como assinala a relatora. Esse prazo será de 20 anos, renovável por mais 20.

Há uma regra de transição para as permissões vigentes: o início da contagem do prazo de renovação será a data posterior ao fim da primeira concessão, independentemente de seu termo inicial.

Dessa maneira, não são alterados os prazos das concessões vigentes, medida que Vanessa Grazziotin considerou importante para a preservação da segurança jurídica desses contratos.

As balizas essenciais do relacionamento entre o outorgante e os permissionários também são estabelecidas no projeto, o que, na avaliação da relatora, permitirá um padrão de contratação mais eficiente e previsível.

Uma dessas balizas, segundo Vanessa Grazziotin, é a atribuição ao outorgante – no caso, a Caixa Econômica Federal – de definir a localização das concessões de acordo com o potencial de vendas e a demanda da população a ser atendida, evitando a concorrência predatória.

O projeto será votado pelo Plenário do Senado, após o parecer da Comissão de Assuntos Econômicos. (Agência Senado)

Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
16min33max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
20min35max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
19min36max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
17min33max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.