(67) 99869-0605
terça, 19 de março de 2024
quarta, 28 de julho de 2021 - 14:50

Nove membros do PCC presos durante ação contra 'Damas do Crime' são condenados

Operação tinha como foco atuação das mulheres na facção

Menos de um ano após a operação contra as ‘Damas do Crime’ do PCC (Primeiro Comando da Capital), ao menos 9 dos 87 denunciados foram condenados. O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) fez 10 denúncias contra os integrantes da organização criminosa, alvos da Operação Flashback II.

As investigações apontam para o período entre janeiro e setembro de 2018, quando foram feitas interceptações telefônicas. A partir daí os mais de 80 membros da organização criminosa passaram a ser identificados e também suas funções dentro do PCC. O Gaeco listou várias mulheres, as ‘Damas do Crime’ e realizou a operação com foco na atuação das acusadas.

Nesta denúncia, aparecem José Pereira Silva Júnior, Ricardo da Silva de Jesus, Paulo Reginaldo Andrade Nogueira, Renata de Oliveira Lima, Daniela Jesus de Souza, Paulo Cézar Alves Morelli, João Vitor Ferreira Sena, Carlos Fernandes dos Santos e Max Antonio da Silva Barreto. Eles são apontados como membros do setor ‘Geral do Progresso’.

Ou seja, conforme apontado na sentença do juiz Waldir Peixoto Barbosa, da 5ª Vara Criminal de Campo Grande, a denúncia do Gaeco relata que os 9 acusados eram especializados na prática de crimes para capturar recursos financeiros para a facção. Ou seja, traficavam drogas, armas e também praticavam outros crimes para adquirirem o dinheiro.

Em determinada interceptação telefônica, um membro se comunicava com integrante do PCC de São Paulo, combinando tráfico de drogas e armas. Todos os 9 foram denunciados por integrarem organização criminosa e também pelo tráfico. Daniela foi absolvida do crime de integrar organização criminosa e Paulo Reginaldo, Max e Ricardo absolvidos do tráfico.

Assim, foram condenados José Pereira a 9 anos, 1 mês e 6 dias de reclusão em regime fechado; Renata a 7 anos de reclusão em regime inicial semiaberto; Paulo Reginaldo a 4 anos, 9 meses e 5 dias em regime fechado; Max a 3 anos e 6 meses em regime fechado; Paulo Cezar a 4 anos, 9 meses e 5 dias em regime fechado; Carlos a 4 anos, 9 meses e 5 dias em regime fechado; João Vitor a 2 anos e 4 meses em regime inicial aberto; e Daniela a 3 anos em regime inicial aberto.

A segunda fase da Operação Flashback realizada em 11 estados brasileiros, cumpriu mandados em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. Ao todo foram 23 mandados cumpridos em Mato Grosso do Sul, dos quais 19 eram contra pessoas que já estavam presas.

Operação Flashback II

A ação teve um total de 216 mandados expedidos, entre busca e apreensão e prisão e foi feita em uma união de forças policiais, tendo atuação de Polícia Civil, Militar, Gaeco e Polícia Federal. Durante a ação, 6 presídios foram alvos de cumprimento de mandados.

Foi apontado pelo Gaeco que as mulheres passaram a integrar cargos de liderança e de execução no PCC. Tudo isso foi detalhado, uma vez que inicialmente a facção criminosa era formada apenas por homens. Porém, com a prisão desses integrantes, eles passaram a confiar cargos a pessoas em quem podiam contar, especialmente as esposas e companheiras.

Foi assim que surgiu o núcleo feminino do PCC. Para o Gaeco, um núcleo que atua em harmonia com o núcleo masculino, mas sem que um interfira no outro. Também nas investigações, durante quatro meses de escuta telefônica, foram identificados 4 tribunais do crime com ordens de execução.

Destes, 3 foram consumados, com morte dos ‘julgados’, e um foi registrado como uma tentativa de execução. Ainda segundo os levantamentos, as mulheres mostraram ter perfil violento igual ao dos homens da facção, inclusive para tarefas de execução nos tribunais do crime. Também as que possuem função de ‘disciplina’, conduzem normalmente os rituais, condenando ou absolvendo os condenados pelo PCC.

Por fim, os números indicam que houve um aumento de 557% no número de mulheres alvos da operação nesta segunda fase, sendo que na primeira eram apenas 7.



Fonte: Midiamax
Veja Também
Comentários