+55 (67) 3546.2571
quarta, 24 de fevereiro de 2021
bataguassu
bataguassu
segunda, 18 de março de 2013 - 11:15

Papa deve compreender ‘opções diferenciadas’ das pessoas, diz Dilma

Ao sair de uma exposição do pintor italiano Tiziano, no centro de Roma, a presidente Dilma Rousseff afirmou que não basta ao papa defender os pobres, mas também compreender as “opções diferenciadas das pessoas”.

“Eu acho que ele tem um papel a cumprir. [A defesa dos pobres] é uma postura importante. É claro que o mundo pede hoje além disso. Que as pessoas sejam compreendidas e que as opções diferenciadas das pessoas sejam compreendidas.

Ela não explicou quais opções diferenciadas seriam essas, mas antes de virar o papa Francisco, o cardeal Jorge Mario Bergoglio já se posicionou contrariamente à questões como o aborto e o casamento de pessoas do mesmo sexo, segundo diversas reportagens publicadas nos últimos dais.

Questionada especificamente sobre a possibilidade de a igreja atuar nas defesas de tais “políticas progressistas”, Dilma afirmou que o novo pontífice não parece ser alguém que irá “defender esse tipo de posição”.

Assessores da presidente não haviam informado o destino da presidente na manhã desta segunda-feira, mas a imprensa a encontrou caminhando pelo museu Scuderie del Quirinale junto com os ministros Antônio Patriota (Relações Exteriores), Aloizio Mercadante (Educação), Gilberto Carvalho (Secretário Geral da Presidência) e Helena Chagas (Comunicação).

Dilma também avalia que “um papa latino-americano é uma honra para a América Latina” e uma “afirmação da região”.

Também comentou sobre o papel da igreja brasileira durante a ditadura militar (1964-1985): “Acho que a igreja brasileira foi extremamente combativa contra a ditadura em geral”.
Veja Também
Comentários
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
23min37max
AnaurilândiaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
21min33max
Campo GrandeSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
24min35max
DouradosSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
24min37max
Três LagoasSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.