+55 (67) 3546.2571
sexta, 17 de setembro de 2021
segunda, 23 de setembro de 2013 - 09:30

Papa Francisco critica quem se gaba por ajudar os pobres

O papa Francisco criticou neste domingo todos aqueles que se gabam por ajudar os pobres, disse que este comportamento é um "pecado muito grave" e defendeu que os fiéis atuem sempre "com ternura e humildade".

O pontífice fez a declaração durante discurso para um um grupo de pobres e presos na catedral de Cagliari, na ilha de Sardenha, na Itália.

O papa dedicou sua fala à solidariedade e à caridade com os mais necessitados e destacou que às vezes há "arrogância" na ajuda aos pobres.

"Alguns fazem alarde, enchem a boca com os pobres, alguns usam os pobres como instrumento de interesse pessoal ou de seu grupo. Eu sei, é humano, mas não está certo", disse o papa.

Francisco acrescentou que tal atitude é "um grave pecado. Seria melhor que ficassem em casa antes de usar os pobres para sua própria vaidade".

Na catedral de Cagliari estavam presentes 136 pobres que vivem graças à ajuda da Fundação Cáritas, assim como 22 detentos de várias prisões da Sardenha.

"Todos temos misérias e dificuldades. Ninguém é melhor que o outro, todos somos iguais perante Deus", disse o pontífice.

O papa advertiu que a palavra "solidariedade" parece "que será eliminada do dicionário" porque é algo "importuno", já que implica ter que se ocupar dos demais, dos que mais necessitam.

Francisco lembrou que a Igreja "tem uma forte responsabilidade para semear a esperança com obras de solidariedade, mas sempre buscando colaborar de maneira melhor com as instituições públicas".

Em sua segunda viagem pela Itália (a primeira foi à ilha de Lampedusa), o papa voltou a escolher um lugar símbolo das dificuldades, pois a Sardenha é uma da regiões mais afetadas pela crise econômica.

O pontífice iniciou sua visita a Cagliari com um discurso centrado no drama do desemprego e depois celebrou uma missa perante o Santuário de Nossa Senhora de Bonária.

Francisco também fez um discurso na Universidade de Cagliari e se encontrou com jovens na orla da capital da Sardenha.
Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
20min38max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
21min35max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
20min36max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
21min38max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.