+55 (67) 3546.2571
domingo, 26 de setembro de 2021
terça, 17 de setembro de 2013 - 11:20

Pneumologista explica como a população deve lidar com possíveis casos de contaminação do ar

Três Lagoas passou por uma problemática nesta segunda-feira (16), a cidade foi atingida por um forte odor e o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) ainda não tem resposta sobre as causas exatas do mal cheiro. A informação é que técnicos virão de Campo Grande para fazer uma avaliação nas operações das empresas localizadas ao redor do município.

De imediato a especulação da população no geral era de que o mal cheiro parecia enxofre (informação não confirmada) e muitas pessoas precisaram ser atendidas no posto médico com reações corporais devido ao problema.

Diante disso a reportagem da Rádio Caçula conversou com o especialista em pneumologia Dr. Michel Thomé, sobre as reações que esses gases químicos causam a saúde das pessoas.

Até que se apure as causas do forte odor na cidade é preciso ter um cuidado especial, segundo Dr. Michel Thomé as crianças e idosos, ou quem possui a saúde mais debilitada deve evitar a inalação, se protegendo do ar "possivelmente contaminado".

Ele explica que as principais conseqüências de se inalar um gás tóxico são: irritação nos olhos, na garganta, pele e principalmente nas vias aéreas, podendo causar até uma pneumonia química, dependendo do grau de toxidade no ar.

A recomendação médica no momento em que se respira forte odores não identificados é a ingestão de muito líquido, e se a pessoa começar a sentir garganta ou olhos irritados usar um pano úmido, colocando-o em frente ao rosto para respirar evitando assim que a irritação aumente.

O especialista alerta que se o estágio alérgico do indivíduo for alto ele deve procurar ajuda médica imediatamente, para evitar transtornos futuros na saúde.
Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
20min35max
AnaurilândiaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
22min34max
Campo GrandeSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
19min36max
DouradosSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
21min35max
Três LagoasSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.