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quinta, 28 de março de 2024
terça, 8 de outubro de 2019 - 15:30

Prefeitura pede à Câmara aval para empréstimo de R$ 96 milhões da Caixa

Administração vai enviar pedido de autorização para a Câmara para utilizar dinheiro do programa Pró-Transporte

A Prefeitura de Campo Grande quer licitar obras de recapeamento e construção de corredores de ônibus em 31,6 km da cidade no início de 2020. Para isso, buscou empréstimo de R$ 96,1 milhões junto à CEF (Caixa Econômica Federal), já autorizado pelo banco. Agora, a administração se prepara para enviar projeto de lei à Câmara Municipal com pedido de autorização para emprestar o dinheiro.

 

O executivo afirma que os valores serão cedidos com encargos de 6% de juro ao ano (podendo ser acrescida taxa diferencial de juros de até 2% e taxa de risco de crédito de até 1%), com exigência de contrapartida de 5% do valor de investimento (com 48 meses de carência e 20 anos para pagamento), o equivalente a R$ 4,8 milhões.

Os recursos da Caixa são do programa Pró-Transporte, no âmbito do “Avançar Cidades”. Se autorizado pela Câmara, o projeto começa com a contratação de projetos executivos e, em 2020, licitação das obras. Serão recapeadas vias que vão receber corredores exclusivos para o transporte público coletivo, com a ligação dos Terminais Guaicurus/Morenão/General Osório e Nova Bahia. A ideia é também instalar estações de pré-embarque.

Corredores norte e sul – No chamado corredor norte, as obras abrangem as Avenidas Costa e Silva, Coronel Antonino, Mato Grosso, Cônsul Assaf Trad e as Ruas 25 de Dezembro e Alegrete. Só nessa área o investimento previsto é de R$ 77,6 milhões. O corredor sul abrange a Avenida Costa e Silva e a Rua Rui Barbosa, com R$ 17,3 milhões de previsão de custeio.

Drenagem – Segundo a administração municipal, o trecho mais longo, 10,52 km, contempla a Avenida Cônsul Assaf Trad, desde a rotatória com o macroanel, no Jardim Colúmbia, até a Avenida Coronel Antonino. O projeto também prevê obras de drenagem na saída para Cuiabá, na Avenida Cônsul Assaf Trad e região do Bairro São Francisco nas ruas Alegrete e 25 de Dezembro.

O objetivo é evitar alagamentos que atingem o córrego Cascudo, na Avenida Rachid Neder. O Cascudo desemboca no córrego Segredo e este transborda durante chuvas mais intensas, deixando alagadas também áreas na altura da rotatória com a Avenida Ernesto Geisel.

Recursos - Segundo a Prefeitura, somados os recursos Pró-Transportes e PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade Urbana, o empréstimo para obras de recapeamento e transporte alcançam R$ 110 milhões. Prefeitura alega contingenciamento de recursos da União como justificativa para buscar o financiamento.

O PAC, diz a administração, tem recursos para recapeamento e implantação do corredor Sul, numa extensão de 4,6 km na Avenida Gury Marques (do Terminal Guaicurus até a rotatória da Avenida Interlagos e da Avenida Calógeras que se estende por 3 quilômetros). Há, também, recursos do PAC Mobilidade para recapear a Rua Bahia, 1,8 km, corredor norte.

Na Rua Bahia, a Equipe Engenharia venceu o certame com orçamento de R$ 4.392.305, em uma redução de 10,6%, R$ 522 mil, sobre o valor de referência previsto no edital (R$ 4.914.687,01). O projeto, incluindo infraestrutura, sinalização e a estações de pré-embarque, exige um investimento de R$ 4.814.687.61 (R$ 3,522.088,36, recursos de um financiamento do PAC Mobilidade Urbana e R$ 1.262.599,25, contrapartida viabilizada em parceria com o Governo do Estado).

Todo o projeto começou com o recapeamento das ruas Guia Lopes e Brilhante em 2017, além do recapeamento da Bandeirantes, ainda em obras. Até o fim do ano o executivo planeja licitar a Avenida Gunter Hans (do trevo Imbirussu até o Terminal Aero Rancho).

 
 


Fonte: Campo Grande News
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