+55 (67) 3546.2571
terça, 19 de outubro de 2021
quarta, 12 de março de 2014 - 11:00

Procon inicia ações em comemoração ao Dia do Consumidor

O Procon de Dourados iniciou ontem diversas ações educativas e repreensivas para lembrar os 31 anos do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, comemorado em 15 de março. As ações seguem até sábado.

Nesta segunda-feira ocorreram fiscalizações e orientações em agências bancárias. Equipes do Procon se concentraram em frente ao HSBC e Banco do Brasil (agência centro) para orientar os clientes e distribuir material educativo. Fiscais também permaneceram dentro das agências para verificar o tempo de espera na fila.



“O tempo de espera é de 15 minutos em dias normais, 20 minutos em dias anteriores e posteriores aos finais de semanas e de 30 minutos nos dias que antecedem e posteriores aos feriados”, lembrou o diretor do Procon Rozemar de Mattos. Ele informou que nas primeiras horas de trabalho os fiscais observaram que houve clientes que ficaram até duas horas esperando por atendimento. O Procon vai notificar essas agências.



Nesta terça-feira a fiscalização será em lojas de departamento e supermercados da cidade. O objetivo da operação é fazer valer o direito do consumidor, que vai desde a informação clara e ostensiva sobre o preço do produto até a qualidade e validade da mercadoria exposta na prateleira. Novamente, atendentes do Procon estarão em frente aos estabelecimentos comerciais com maior movimento, orientando o consumidor e distribuindo material informativo.



“O objetivo é reduzir o número de reclamações, orientando os fornecedores e consumidores e firmando compromisso de respeito ao Código de Defesa do Consumidor”, informou o diretor do Procon.



Na quarta-feira, na Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), tem mesa redonda e café da manhã com tema “Prevenção de infrações e harmonização de interesses entre consumidores e fornecedores e o papel da mulher nas relações de consumo”, dirigida aos comerciantes. O evento começa às 8h.



Nesse mesmo dia serão realizadas palestras na Unigran, ministradas pelo procurador municipal Lenilson Almeida. As palestras serão de manhã e à noite aos alunos do curso de direito.



Rozemar de Mattos disse que neste ano o Procon vai enfatizar mais a necessidade de o consumidor verificar a validade de produtos, principalmente dos alimentos, cuja campanha foi iniciada em 2012.
Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
19min25max
AnaurilândiaSol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde. Muitas nuvens à noite, sem chuva.
21min28max
Campo GrandeSol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
16min30max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
20min25max
Três LagoasSol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde. Muitas nuvens à noite, sem chuva.