+55 (67) 3546.2571
quinta, 23 de setembro de 2021
quarta, 18 de setembro de 2013 - 16:05

Programa de imunizações completa 40 anos

O Ministério da Saúde comemorou nesta quarta-feira (18) os 40 anos de criação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que engloba o conjunto de 12 vacinas de interesse prioritário para a saúde pública. De acordo com o Ministério da Saúde, o programa objetiva fornecer vacinas à população, desde o nascimento até a terceira idade, aplicadas de graça nos postos de vacinação da rede pública.

A coordenadora Carla Magda destaca que o programa cumpre seus objetivos em 34 mil salas de vacinação, e "mostra, em seu aniversário de 40 anos, relevantes resultados em matéria de saúde pública, como a erradicação da poliomielite, a eliminação da circulação do vírus do sarampo e da rubéola, além da redução de casos de mortes em consequência de doenças imunopreveníveis".

O PNI é simbolizado por um boneco, o Zé Gotinha, criado em 1986 pelo artista plástico e escultor brasiliense Darlan Rosa. A figura lembra uma gota caindo e, de acordo com Darlan Rosa, foi concebida para facilitar a interação das crianças e dos jovens estudantes com a necessidade de vacinação. "As crianças são capazes de memorizar melhor as datas de vacinação, e o boneco é um atrativo que pode ser desenhado por elas, pois é muito simples. Desta forma, a criança é atraída para o espírito do programa de vacinação, importante para que a população tenha menos problemas de saúde da infância à terceira idade", destaca Darlan Rosa.

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, o Brasil produz 96% das vacinas utilizadas no país. Em cinco anos, a vacina contra HPV será fabricada no Brasil pelo Instituto Butantã, que firmou parceria com dois laboratórios estrangeiros para transferência de tecnologia.

Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
16min33max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
20min35max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
19min36max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
17min33max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.