+55 (67) 3546.2571
domingo, 16 de maio de 2021
quinta, 5 de julho de 2018 - 14:30

Projeto prevê medidas de prevenção contra suicídio de adolescentes

Uma das medidas é a criação de um aplicativo para facilitar contato com jovens

O projeto apresentado pelo deputado Pedro Kemp (PT) prevê medidas de prevenção contra suicídios e depressão entre adolescentes, em ações principalmente nas escolas, onde os professores e educadores estão preocupados com os estudantes, devido os problemas psicológicos constatados.

A proposta cita que o poder executivo precisa desenvolver programas e atividades para aproximar e dar o devido aparato a estes adolescentes, como a criação de um aplicativo que possibilite a comunicação do jovem com uma rede de apoio multidisciplinar, além de ações educativas em várias disciplinas, orientação à sociedade civil e até capacitação dos profissionais na educação, para identificar estes problemas.

 

“Tenho visitado as escolas e vejo a preocupação de gestores, coordenadores e professores. Escuto relatados de sofrimento psicológico entre os alunos, em razão de problemas de ordem pessoal, especialmente entre as famílias mais vulneráveis”, disse o autor, que alega que é preciso ter uma interação entre os profissionais de saúde e educação.

De acordo com a proposta, no Brasil, entre 2000 e 2015, os suicídios aumentaram 65% entre pessoas dos dez aos 14 anos, e 45% dos 15 aos 19 anos. O deputado cita que é importante o contato dos jovens com os profissionais, usando tecnologia como os aplicativos de celular.

“O assunto é de extrema delicadeza, mas é necessário falar claramente sobre o suicídio com os nossos jovens e adolescentes, a exemplo do Japão, que em 1998 o governo decidiu desenvolver medidas de saúde pública no país para diminuir o número de suicídios, e hoje o índice é bem menor que há dez anos”, disse Kemp.



Fonte: campo grande news
Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
16min31max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
19min31max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
16min28max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
17min31max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.