+55 (67) 3546.2571
segunda, 08 de maro de 2021
bataguassu
bataguassu
sexta, 15 de março de 2013 - 13:50

Quem diz eu te amo primeiro: homens ou mulheres?

Para grande parte dos relacionamentos, a curta frase com as três palavrinhas mágicas "eu te amo" é um divisor, um marco para o casal. Quem não se lembra de ter dito ou ouvido uma declaração de amor? Mesmo que não tenha existido uma correspondência total de sentimentos, essa pequena frase faz balançar a mente e acaba gerando um friozinho na barriga.

Logo, vem a pergunta: quem se declara primeiro? Inicialmente, se levarmos em conta alguns estereótipos, o homem, em geral, é considerado um ser com "fobia a relacionamentos sérios" e pouco emotivo e a mulher um ser altamente emocional, então, a resposta seria: sem dúvida, a mulher é a primeira a se declarar. Entretanto, pesquisas científicas têm "desmoronado" essas falsas impressões.


Conforme um estudo norte-americano, realizado com 205 voluntários heteressexuais de todas as idades, publicado pelo Journal of Personality and Social Psychology, os homens são mais apressadinhos e as mulheres mais cautelosas na hora de se declarar.

Por volta do segundo mês da relação, a maioria dos homens possui segurança suficiente para declarar seu amor. Ou seja, 62% dos homens se declararam primeiro. Por outro lado, as mulheres são mais vagarosas e começam a pensar em confessar seu amor ao redor dos cinco meses de relacionamento. A conclusão dos estudiosos é de que, do ponto de vista evolutivo, a mulher espera mais para se declarar, pois precisa ter certeza de que a relação é séria e tem menor risco de se comprometer com o "homem errado".

Os pesquisadores também descobriram que a maioria dos homens ficava mais feliz e confiante se a declaração acontecesse antes do relacionamento se tornar sexual, enquanto as mulheres sentiam plena felicidade se a frase mágica fosse dita depois da primeira relação sexual. De acordo com os psicólogos, para o homem, receber a declaração antes do sexo teria um significado aproximado de "a partir de agora sou toda sua na cama". Já para as mulheres o significado de "eu te amo" por parte dos homens antes da primeira transa seria de "quero levar você para a cama".

O Dr. Ackerman, líder da pesquisa, também avaliou como homens e mulheres se sentiam ao ouvir a declaração de amor em dois momentos do relacionamento: antes e depois da relação sexual. O estudo mostrou que os homens se sentem mais satisfeitos e felizes quando a declaração acontece antes do sexo, pois seria uma forma delas sinalizarem que estão preparadas para começar um relacionamento sexual. Por outro lado, as mulheres se sentiram mais felizes e seguras quando a declaração acontecia depois da primeira relação sexual, sendo interpretado como um sinal de comprometimento e seriedade da relação.

Um dado foi interessante: quanto mais o relacionamento era considerado estável e sério, tanto homens e mulheres gostariam de ouvir o "eu te amo" depois da relação sexual e não antes. Bem, não esqueçamos de que nem todos os seres humanos são iguais e se sentem felizes nas mesmas situações...

Receber e dar uma declaração de amor

Quando um dos parceiros se mune de coragem e segurança e diz "eu te amo", ele está demonstrando um ato de total entrega e, porque não, de vulnerabilidade. E, a primeira resposta que o apaixonado deseja ardentemente ouvir, é um outro "eu te amo". Mas, não podemos nos esquecer de que nem sempre a sincronia de sentimentos e sua expressão são perfeitas e idênticas. Em outras palavras, nem todos estão preparados para ouvir e dizer, naquele exato momento, as três palavras.


Entretanto, a declaração também pode ter outros significados. Você está dizendo "eu te amo" porque precisa ouvi-lo de volta? Você está tentando pressionar o seu parceiro em um compromisso mais profundo? Você se sente inseguro sobre o afeto do seu parceiro?

Assim, é fundamental respeitar o tempo de cada um e não forçar uma situação de declaração artificial só para agradar o outro. A intensidade do amor e sua expressão comumente são diferentes entre os parceiros.

Não se esqueça de que, muitas vezes, a declaração não necessariamente é verbal, mas pode acontecer por meio de um gesto, um olhar, uma dança, um toque, um beijo, um presente, um SMS, um cuidado em uma situação de doença... Afinal, mais do que dizer três palavras, amar de verdade é demonstrar em atos e atitudes que aquela pessoa é muito especial em sua vida.

Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
21min31max
AnaurilândiaSol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
20min30max
Campo GrandeSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
21min33max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
22min31max
Três LagoasSol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.