+55 (67) 3546.2571
domingo, 16 de maio de 2021
quinta, 19 de julho de 2018 - 15:55

Rede de facção tem casa de apoio para presos da penitenciária federal

Ainda conforme o documento, todo integrante que for cumprir pena em presídio federal receberá uma "ajuda"

A denúncia da operação Echelon, encaminhada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Presidente Prudente (São Paulo) à Justiça, aponta que a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) tem em Campo Grande casa de apoio para receber os familiares dos presos que cumprem pena na Penitenciária Federal da cidade. O imóvel, que era alugado, teve que ser substituído.

A cúpula da facção foi informada “sobre familiares de presos que saíram da "casa de apoio" de Campo Grande, em virtude dos presos terem deixado a facção PCC e se associado a outros grupos criminosos. Desta forma, resolveram mudar de imóvel, uma vez que o endereço anterior passou a ser de conhecimento de grupos inimigos, colocando em risco os familiares”.

Ainda conforme o documento, todo integrante que for cumprir pena em uma Penitenciária Federal receberá uma "ajuda" (espécie de compensação financeira mensal).

A denúncia contra 75 pessoas faz um resgate do histórico da facção, que surgiu em 1993 durante uma rebelião no Centro de Reabilitação Penitenciária, anexo à Casa de Custódia e Tratamento de Taubaté, em São Paulo. Alguns presos que articularam a rebelião criaram a facção com o nome inspirado no time de futebol do presídio. O PCC surgiu para controle da massa carcerária e o monopólio do crime.

A investigação teve início no presídio de Presidente Venceslau (SP). Após a instalação de telas de contenção nos dutos da rede de esgoto da penitenciária, foi possível apreender e recuperar fragmentos de cartas que presos dispensaram durante fiscalizações de rotina das celas. A Echelon foi realizada em 14 de junho, com mandados em Mato Grosso do Sul.



Fonte: campo grande news
Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
16min31max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
19min31max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
16min28max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
17min31max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.