(67) 99869-0605
quinta, 28 de março de 2024
segunda, 10 de junho de 2019 - 16:00

Reinaldo vai amanhã a Brasília discutir reforma e rota bioceânica

Azambuja participa de reunião do Fórum dos Governadores e de encontro com ministro da Infraestrutura

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) vai amanhã (11) a Brasília participar de reuniões sobre a reforma da previdência, assim como uma agenda com o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, onde irá tratar de projetos da rota bioceânica.

 
PUBLICIDADE
 

O tucano vai participar de mais uma reunião do Fórum dos Governadores, onde a pauta principal é a aprovação da reforma da previdência. Eles terão a missão de convencer as bancadas federais a votar pela inclusão dos estados e municípios no projeto.

Reinaldo adiantou que dos 11 parlamentares do Estado, nove devem votar a favor da reforma e da inclusão dos estados. “Precisamos trabalhar nossas bancadas. Agora precisamos de votos, de cada governador fazer o trabalho de articulação”, disse o governador. Entre os deputados contrários à reforma está Vander Loubet (PT) e Dagoberto Nogueira (PDT).

O governador também citou que o relator da reforma, o deputado Samuel Moreira (PSDB-MG), vai apresentar seu parecer na próxima quinta-feira (13), na Comissão Especial da Câmara Federal, e que a expectativa é que os estados estejam incluídos no projeto.

Neste encontro com os governadores, que vai ocorrer no período da manhã, ainda será discutida a divisão dos recursos do Fundeb, o Plano Mansueto (socorro aos estados), a Lei Kandir, cessão onerosa do Pré-Sal, além dos projetos que tratam do fundo de participação dos estados e o marco legal do saneamento básico.

Reinaldo durante reunião com diretores da Itaipu Paraguai, em Porto Murtinho (Foto: Chico Ribeiro - Governo MS)Reinaldo durante reunião com diretores da Itaipu Paraguai, em Porto Murtinho (Foto: Chico Ribeiro - Governo MS)

Rota – Reinaldo ainda terá uma reunião com o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e com técnicos do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para tratar de recursos para viabilizar a rota bioceânica por Mato Grosso do Sul.

A intenção é conseguir a liberação de recursos para construção do anel viário, que vai ligar a ponte sobre o Rio Paraguai, em Porto Murtinho, com a rodovia BR-267. Esta verba pode ser adquirida por meio de emendas impositivas junto a União, para a execução da obra do contorno.

Outro assunto será a realização de um estudo de viabilidade e impacto ambiental, sob a coordenação do Dnit, que vai colaborar o governo do Paraguai na construção da travessia rodoviária, que vai fazer parte da rota bioceânica.

O governo estadual adiantou que em agosto haverá uma nova rodada de reuniões sobre a rota bioceânica entre o Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, em Campo Grande, para discutir o andamento dos projetos de infraestrutura e turismo.



Fonte: Campo Grande News
Veja Também
Comentários