+55 (67) 3546.2571
domingo, 26 de setembro de 2021
terça, 17 de setembro de 2013 - 16:00

Reunião do Codevale discute projetos de infraestrutura

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Agronegócios, Turismo e Meio Ambiente, por meio do secretário João Luiz Almeida Rosa, do funcionário Juliano Queiroz e do produtor rural João Soares, representou o município de Brasilândia-MS em reunião do Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema (Codevale), realizada na Câmara Municipal de Ivinhema, no dia 09.

Representantes de dez municípios, que pertencem ao colegiado do Território da Cidadania do Vale do Ivinhema, discutiram e deliberaram sobre o Programa de Infraestrutura dos Territórios da Cidadania (Proinf 2013) no âmbito do Pronat, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

A abertura oficial contou com a presença do delegado federal de Desenvolvimento Agrário, João Grandão. A apresentação sobre a chamada pública do Proinf 2013 foi realizada por Emilson Fernandes, que exerce o cargo de secretário executivo do Codevale, representando o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema.

O secretário João Luiz informou que a chamada pública teve como objetivo selecionar projetos de infraestrutura para ampliar e qualificar a capacidade produtiva, de armazenamento, transporte e comercialização dos empreendimentos coletivos da agricultura familiar, assim como os serviços públicos de inspeção sanitária, armazenamento, transporte e comercialização nos territórios rurais e da cidadania, contribuindo para a geração de renda, redução da pobreza rural e das desigualdades sociais do gênero, raça e etnia a partir da abordagem da economia solidária e da agroecologia.

“Para o município de Brasilândia, foi elencada uma previsão de recursos da ordem de R$ 54.310,95 para a aquisição de equipamentos de uma miniusina de leite”, relatou o secretário.

SANEAMENTO

Antes, representantes dos municípios de Anaurilândia, Bataguassu, Santa Rita do Pardo, Taquarussu, Angélica e Brasilândia, integrantes do Codevale, estiveram em Anaurilândia para deliberarem sobre a contratação do consórcio público para elaborar os Planos de Saneamento Básico.

Segundo informações dos gestores públicos presentes à reunião, a opção de utilizar o consórcio reduz em até 40% o custo desse tipo de contratação. A intenção é utilizar uma equipe de especialistas, contratada pelo Codevale, para atender simultaneamente a todos os municípios, reduzindo assim os custos para os cofres públicos municipais.

Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
20min35max
AnaurilândiaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
22min34max
Campo GrandeSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
19min36max
DouradosSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
21min35max
Três LagoasSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.