+55 (67) 3546.2571
segunda, 12 de abril de 2021
segunda, 29 de outubro de 2012 - 17:50

Sandy vai ser tempestade 'grande e poderosa', alerta Obama nos EUA

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta segunda-feira (29) que o furacão Sandy vai ser uma tempestade "grande e poderosa" e apelou aos americanos que saiam de suas casas se forem orientados pelas autoridades locais.

Obama, que falou brevemente na Casa Branca, disse que o centro da tempestade deve chegar ao continente na Costa Leste em algum momento durante a noite desta segunda.

O democrata afirmou que milhões de pessoas devem ser afetadas pela tempestade.

Ele ainda expressou confiança de que os setores de emergência estão prontos para lidar com os preparativos e com a limpeza que será necessária nos próximos dias.

O presidente, que tenta a reeleição, cancelou eventos de campanha eleitoral no Wisconsin e na Flórida para permanecer na Casa Branca para monitorar a chegada de Sandy, que deve ser a maior tempestade já enfrentada pelo país e que já mudou a rotina de Nova York, transformando-a em uma cidade fantasma.
Os EUA vão às urnas para a eleição presidencial em 6 de novembro, em uma campanha equilibrada na reta final.

Obama também já havia cancelado uma aparição no final do dia em Ohio, considerado o Estado indeciso mais crucial para definir o resultado das eleições.

Tentando demonstrar que havia aprendido as lições do fracassado manuseio de seu antecessor na Casa Branca, George W. Bush, diante do furacão Katrina em 2005, Obama tentou projetar a imagem de um presidente totalmente engajado no uso de recursos para lidar com uma emergência nacional iminente.

Romney
O rival republicano de Obama, Mitt Romney, também cancelou eventos de campanha na segunda e na terça, em solidariedade aos afetados.

Sua sede de campanha anunciou que vai distribuir bens essenciais para as vítimas potenciais.

Mas os discursos de Romney para atacar Obama podem parecer deslocados no momento em que o presidente ordenou uma mobilização governamental de emergência.

Embora todas as pesquisas apontem os candidatos rivais praticamente empatados, com uma ligeira vantagem para Obama em estados-chave, os efeitos a médio prazo da tempestade permanecem uma incógnita.

Eventuais cortes prolongados de energia, por exemplo, poderiam impedir alguns eleitores de votar em urnas eletrônicas.

Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
23min38max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
22min34max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
21min33max
DouradosSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
24min38max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.