Com temperaturas de quase 40°C em Campo Grande os animais passam a receber cuidados especiais para suportar os dias quentes. Cães e gatos estão na lista dos que mais necessitam de tratamentos exclusivos.
Cobertos com muito ou pouco pelo, a temperatura corporal dos cães varia entre 38 e 39°C. Com o calor que tem feito na cidade, essa variação pode alcançar facilmente os 40°C. Os gatos também registram os mesmos índices.
Raças específicas de cães, como boxer, pug e bulldog inglês, podem até morrer por causa do calor, senão receberem os devidos cuidados, segundo os veterinários.
“As raças bradicefálicos, que possuem o focinho curto, precisam de ambientes muito refrigerados, em especial o bulldog, que nesse clima precisa ficar ou no ar condicionado ou com um ventilador”, explicou a veterinária Karina Naito.
Conforme a especialista, com o calor, essas raças podem sofrer timpanismo, evento onde o cão hiperventila e enche o estômago de ar, morrendo por insuficiência respiratória. Ela explica que cães e gatos fazem a troca de calor pela mucosa bucal, o que para nós humanos seria o suor.
Veja TambémComentários