+55 (67) 3546.2571
sexta, 03 de dezembro de 2021
quinta, 1 de novembro de 2012 - 08:25

Se você sente calor, imagine os totós e miaus

Com temperaturas de quase 40°C em Campo Grande os animais passam a receber cuidados especiais para suportar os dias quentes. Cães e gatos estão na lista dos que mais necessitam de tratamentos exclusivos.

Cobertos com muito ou pouco pelo, a temperatura corporal dos cães varia entre 38 e 39°C. Com o calor que tem feito na cidade, essa variação pode alcançar facilmente os 40°C. Os gatos também registram os mesmos índices.

Raças específicas de cães, como boxer, pug e bulldog inglês, podem até morrer por causa do calor, senão receberem os devidos cuidados, segundo os veterinários.

“As raças bradicefálicos, que possuem o focinho curto, precisam de ambientes muito refrigerados, em especial o bulldog, que nesse clima precisa ficar ou no ar condicionado ou com um ventilador”, explicou a veterinária Karina Naito.

Conforme a especialista, com o calor, essas raças podem sofrer timpanismo, evento onde o cão hiperventila e enche o estômago de ar, morrendo por insuficiência respiratória. Ela explica que cães e gatos fazem a troca de calor pela mucosa bucal, o que para nós humanos seria o suor.

Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
21min35max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
20min32max
Campo GrandeSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
21min36max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
22min35max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.