+55 (67) 3546.2571
domingo, 28 de fevereiro de 2021
bataguassu
bataguassu
segunda, 18 de março de 2013 - 14:20

Sebrae apresenta ações para desenvolvimento do comércio de Brasilândia

Reunião contou com a presença de autoridades do município e representantes do Sebrae no gabinete do Prefeito Jorge DiogoReunião contou com a presença de autoridades do município e representantes do Sebrae no gabinete do Prefeito Jorge Diogo / Moisés Viana/Ascom
Na manhã desta sexta-feira (15), o Prefeito Jorge Diogo recebeu em seu gabinete, uma equipe do Sebrae, na qual apresentou os programas desenvolvidos pelo órgão: o Prolocal e o Pograma da Cadeia Produtiva Petróleo, Gás e Energia.
A reunião contou com a presença da gerente do Sebrae de Três Lagoas, Josi Signori; do analista Luiz Fernando Nunes e do representante da Unidade da Indústria e Projetos Estruturantes Yuri Miranda; da vice-prefeita Márcia Amaral; dos secretários de Planejamento e Finanças, Valdeíres Bento dos Santos; da Assistência Social, Eliane Lopes Leite e da Educação, Débora Ladeia.
ProLocal
Os representantes explicaram sobre o ProLocal, um projeto desenvolvido pelo Sebrae que já beneficiou onze municípios da região Costa Leste e agora, Brasilândia foi incluída para receber a ação. Devido a Lei Geral das Micros e Pequenas Empresas (Lei Complementar Federal 123/06), propõe o tratamento diferenciado às pequenas empresas do Brasil, na qual torna mais fácil o cálculo e o pagamento de impostas, a abertura de empresas, o acesso às linha de crédito, a participação em licitações e o acesso à tecnologia e entre outros benefícios.
Com isso, o Sebrae realiza ações voltadas ao crescimento das micro e pequenas empresas, aumentando as possibilidades e a participação do mercado. A equipe do Sebrae solicitou ao Prefeito para que seja mobilizada uma audiência pública com o comércio e várias entidades do município para que apresente o Projeto para angariar a maior participação de empreendedores na ação.
“O Sebrae vai trabalhar com a adequação, orientação para que o empreendedor se regularize e se torne um potencial fornecedor para grandes empresas ou até para a Prefeitura. Se o município tiver a demanda e o pessoal, o Sebrae vem para fazer esta parte”, explicou o representante Yuri Miranda.
Cadeia Produtiva
Yuri explicou ao Prefeito o Programa da Cadeia Produtiva Petróleo, Gás e Energia, que tem como objetivo de incluir pequenas empresas do município de Brasilândia a se tornarem potenciais fornecedores para a Unidade Fertilizantes Nitrogenados (UFN III), entre Três Lagoas e Brasilândia e da Usina Termelétrica Luis Carlos Prestes.
O Programa que teve início em abril do ano passado, fez uma pesquisa no ano de 2011 em Brasilândia e Três Lagoas, onde mostrou as principais oportunidades de negócios que poderão ser potenciais fornecedores da Petrobrás ou de empresas ligadas a elas. Para isso, é preciso que as empresas passem por consultorias do Sebrae, capacitações e demais grupo de ações, eles receberão um atestado de fornecedor, apto a ser uma das empresas parceiras da Petrobrás.
Na época em que foi lançado, o projeto pretendia prestar consultoria por volta de 200 empresas entre os municípios de Três Lagoas, Brasilândia e, dependendo do caso, Campo Grande, sendo que 80 receberão monitoramento pelo Sebrae.
Ao término do programa, as empresas deverão receber um atestado de fornecedor, e serão incluídas na Rede Petro/MS, uma rede de contatos facilitadora de negócios com outras grandes empresas do país. O diagnóstico foi realizado com dez empresas do município e constitui no apontamento dos principais pontos fortes e fracos de cada empresa, além de ações que deverão ser realizadas para melhorar a produção e gerenciamento.
Com isso, as empresas passarão por um processo de consultoria e treinamento ao longo dos próximos 18 meses.
Yuri pediu ao prefeito que a parceria entre a Prefeitura e o Sebrae seja resgatada, para que o Programa se fortaleça novamente e traga mais interesse por parte dos comerciantes. Jorge mostrou-se bastante interessado em apoiar o Sebrae e enfatizou que o Programa é de grande serventia para o comércio local.
“Este é um momento para resgatar isso, mas temos que começar diferente. Temos que destacar isso para que eles entendam que este programa é importante para o desenvolvimento da economia local. Temos que vender esta ideia que isso será viável para Brasilândia, pois temos uma logística muito boa e aqui com certeza será a rota do desenvolvimento do nosso Estado”, disse o Prefeito Jorge Diogo.
A equipe do Sebrae informou ao Prefeito as próximas atividades que serão executadas ao longo deste ano como por exemplo, palestras, treinamentos, consultorias.
Veja Também
Comentários
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
21min31max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
21min33max
Campo GrandeSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
22min36max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
22min31max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.