+55 (67) 3546.2571
quinta, 28 de janeiro de 2021
bataguassu
bataguassu
segunda, 29 de outubro de 2012 - 16:53

Secretaria oferece programas sociais para crianças e mães adolescentes

A Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, disponibiliza 410 vagas para atendimentos nos Programas Colo de Mãe e Mãe Menina.

Para atender aos seus usuários, a Secretaria de Assistência Social descentraliza os serviços com o trabalho das equipes dos quatro Centros de Referência de Assistência Social – CRAS (Interlagos, São João, Vila Piloto e Ruth Filgueiras).

O CRAS é uma unidade pública estatal, estabelecida pela Política Nacional de Assistência Social, responsável pela oferta de serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social às famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, visando à orientação e o fortalecimento do convívio sócio familiar e comunitário, fomentando a independência econômica.

Sendo assim, os CRAS promovem Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, entre eles, o Programa Colo de Mãe (para crianças até seis anos) e o Programa Mãe Menina (para adolescentes de 12 a 18 anos).

Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são organizados por faixa etária com o objetivo de prevenir possíveis situações de risco da população em geral, visando à melhoria da qualidade de vida e prevenindo a institucionalização e segregação de crianças, adolescentes, jovens e idosos, além de oportunizar o acesso às informações sobre direitos e participação cidadã.

PROGRAMA COLO DE MÃE
O Programa Colo de Mãe tem como público alvo crianças até os seis anos de idade. A meta de atendimento dos quatro CRAS é de 350 crianças.

Esse programa social visa proporcionar ações de proteção, desenvolvimento das crianças e fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, assegurar espaços de convívio familiar, comunitário e o desenvolvimento de relações de afetividade e sociabilidade, fortalecer a interação entre criança do mesmo ciclo etário, valorizar a cultura de famílias e comunidades locais pelo resgate de brinquedos e brincadeiras, promoção de vivências lúdicas e o fornecimento do kit nutricional auxiliando na alimentação da criança.

PROGRAMA MÃE MENINA
A meta de atendimento do Programa Mãe Menina é de 60 adolescentes com idade entre 12 e 18 anos.

As ações desenvolvidas nesse programa social promovem momentos de integração entre as participantes por meio da troca de experiência, elevando a autoestima e a reflexão sobre as mudanças corporais e emocionais durante e pós a gestação. Também promovem o estreitamento dos vínculos familiares, comunitários e sociais através de intervenções direcionadas à família e ao bebê, além do fornecimento do kit natalidade, complementando o enxoval do bebê.

Veja Também
Comentários
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
23min34max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
20min28max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
22min29max
DouradosSol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
24min34max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.