+55 (67) 3546.2571
quarta, 27 de outubro de 2021
sexta, 14 de fevereiro de 2014 - 14:35

Sindicato acusa Petrobras de entregar plataformas inacabadas

A última plataforma da Petrobras saiu do estaleiro incompleta. A P-62 foi entregue pela empresa em dezembro, em cerimônia com a presença da presidenta Dilma Rousseff. De acordo com sindicalistas, essa não foi a primeira plataforma entregue inacabada.

Segundo o diretor de segurança e saúde do Sindipetro-NF, Norton Almeida, o lançamento ao mar de plataformas ainda fora de operação se deve a pressão política. As plataformas são entregues antes de serem finalizadas para melhorar o saldo da balança comercial e acalmar o mercado. A finalização acontece em mar, o que é mais caro e lento, além de menos seguro para os trabalhadores. O sindicato afirma que o sistema náutico P-62 saiu do estaleiro sem cabo de ré, sem amarras do sistema de ancoragem de bombordo (lado esquerdo) e sem sistema elétrico pronto, além de outros itens.

De acordo com a entidade, se a plataforma tivesse sido finalizada no Estaleiro Atlântico Sul (EAS, Pernambuco), muitos problemas que aconteceram – como um incêndio em um gerador de energia em janeiro – poderiam ter sido evitados. Em terra, milhares de operários podem trabalhar simultaneamente. Já em mar a legislação internacional limita a tripulação, a instabilidade marítima traz riscos para manipulação de objetos pesados e a distância torna a logística mais cara e lenta.


Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
22min29max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
20min30max
Campo GrandeSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
19min31max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
23min29max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.