(67) 99869-0605
quinta, 25 de abril de 2024
sexta, 27 de novembro de 2020 - 14:35

Três hospitais particulares e HRMS terão novos leitos para coronavírus, diz secretário

Prefeitura pediu recursos ao Ministério da Saúde para custear unidades de internação

A Prefeitura de Campo Grande já corre para reabilitar mais leitos clínicos e em  (Unidade de Terapia Intensiva) para . O secretário de saúde, José Mauro Filho, informou que o pedido feito ao Ministério da Saúde trata-se da verba para reativar novos leitos e pela manutenção das unidades em funcionamento.

“São leitos que a gente já habilitou e contratualizou com hospitais privados. É um refinanciamento para manter esses leitos e ampliar. Já se posicionarem favoráveis a ampliação o Proncor, El Kadri e Pênfigo”, disse o secretário, acrescentando que haverá aumento de leitos no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul). Entretanto, José Mauro não detalhou quantos leitos serão ativados ou quando isso ocorrerá.

A sobrecarga no sistema de leitos, principalmente s, se dá por conta da redução feita entre outubro e novembro. Nesse intervalo, o município transformou 65 leitos   em leitos para outras enfermidades.

LEIA TAMBÉM:

Com salto de casos e 100% de lotação, HRMS esgota UTIs para coronavírus em Campo Grande

Simone fala sobre a vida íntima da irmã, Simaria, durante a quarentena

“Para manter um leito  precisa do recurso e quem estava arcando com isso era o Ministério da Saúde”, explicou José Mauro.

Essa semana, o senador Nelsinho Trad (PSD) solicitou ao Ministério da Saúde os recursos para ativação de 151 leitos, 50 mil testes rápidos e auxílio de R$ 38 milhões para a Santa Casa. Conforme o parlamentar, o único pedido que será negado pelo governo federal será o envio dos testes.

Segunda onda

Na avaliação do responsável pela pasta da saúde em Campo Grande, o município não está enfrentando uma ‘segunda onda’ de coronavírus. “É difícil classificar como onda, porque quando você olha para o gráfico, você vê um platô”, informou.

SAIBA MAIS:

Policiamento de fim de ano será reforçado com mais 2 mil militares nas ruas

11h36 - 27/11/2020

Prefeitura remaneja R$ 55,9 milhões para pagamento de pessoal e ações contra coronavírus

11h15 - 27/11/2020

MS já soma 95.721 casos confirmados e tem 1.754 mortes por coronavírus

11h14 - 27/11/2020

José Mauro detalha o repique de casos que a Capital vem passando. “Você tem picos de alta e baixa incidência. O que acontece é que aquela população das classes A e B, que estavam mais isoladas e que tem plano de saúde, agora está sofrendo. Por isso aumentou a demanda nos hospitais particulares. A interpretação tem que ser feita dessa forma”, analisou.

Testes

Em relação ao pedido dos 50 mil testes, o secretário admitiu que foi apenas mais uma tentativa de ratificar uma solicitação feita no começo da pandemia. Mas ressalta que há uma tendência em aumentar a quantidade de testes tipo swab em detrimento dos rápidos, considerados menos eficazes.

“O teste rápido o Ministério não dispõe mais, mas há uma tendência futura em trocar os testes rápidos pelo Swab”, explicou. Hoje, as 71 unidades de saúde de Campo Grande realizam os testes rápidos e 12 fazem o outro tipo de exame, “mas a tendência é aumentar o swab”, completou.



Fonte: Midiamax
Veja Também
Comentários