+55 (67) 3546.2571
sexta, 17 de setembro de 2021
sábado, 14 de setembro de 2013 - 08:55

Twitter aprova conta do ministro iraniano das Relações Exteriores

 O ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, foi a primeira autoridade do país a conseguir uma conta certificada no Twitter, ainda que ninguém no Irã possa ler seus tweets, e que tecnicamente, seu acesso seja bloqueado.

Desde a posse do presidente moderado Hassan Rohani em agosto, as autoridades têm tido mais liberdade para lidar com questões culturais, midiáticas e sociais.

O diplomata, que possui quase 19.000 seguidores no Twitter, também está ativo no Facebook, onde publica em persa e se comunica com um de seus 184.000 fãs.

Em sua conta no Twitter, que conta agora com a marca azul de certificação, @JZarif provocou polêmica no início de setembro ao desejar um feliz ano novo para os judeus e condenar o Holocausto.

Respondendo a uma pergunta da filha de Nancy Pelosi, ex-presidente da Câmara dos Deputados americana sobre o Holocausto, o ministro tuitou: "O Irã nunca negou. O homem que negava partiu. Feliz Ano Novo".

Mas esses tweets só podem ser lidos no Irã por pessoas com acesso a um VPN ilegal, ignorando os filtros impostos pelas autoridades.

O Irã bloqueia o acesso ao Twitter, Facebook, YouTube e muitos outros sites, incluindo de pornografia. Teerã tentar limitar o acesso a sites considerados imorais ou visto como negativos ao regime islâmico.

Apesar das interdições, várias autoridades têm suas próprias páginas nas redes sociais, incluindo o Guia Supremo, o aiatolá Khamentei, com facebook.com/www.Khamenei.ir e @khamenei_ir.
Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
20min38max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
21min35max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
20min36max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
21min38max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.