+55 (67) 3546.2571
sexta, 05 de maro de 2021
bataguassu
bataguassu
terça, 19 de março de 2013 - 17:45

Use o secador corretamente para não danificar fios

Secar os cabelos todos os dias com o secador, por si só, não chega a ser um problema. Porém, a forma de manipular o equipamento e as altas temperaturas podem, sim, causar danos aos fios e ao couro cabeludo.

O principal vilão quando o assunto é secador é a temperatura. Esse problema, no e ntanto, já pode ser driblado com o uso de bons equipamentos, como os que possuem a tecnologia dos íons, que não quebram os fios e ainda hidratam. “Os secadores que contêm a tecnologia do íon são mais caros, mas eles conseguem conservar a umidade do fio sem deixá-lo esturricado. Você seca o cabelo, mas ao mesmo tempo conserva a molécula de água que hidrata o fio”, detalha a terapeuta capilar Patrícia Maciel, do Núcleo Capilar Patrícia Maciel, em São Paulo.

Patrícia é favorável ao uso diário do secador desde que antes de submeter os fios ao calor seja aplicado um protetor térmico líquido. A recomendação de secar sempre o cabelo vale principalmente para quem mora em cidades onde os índices de poluição são elevados. Segundo ela, o cabelo molhado tem maior capacidade de absorção de monóxido de carbono e outros gases poluentes do que quando seco.

“Não secar os cabelos em condições de poluição deixa os fios mais sujos do que se não lavados”, garante a terapeuta.

Temperatura correta
Muitas mulheres não abrem mão dessa tecnologia porque o cabelo seco com secador sempre fica mais brilhoso. No entanto, no uso prolongado, o calor excessivo acaba desidratando a fibra, principalmente a parte mais externa, a cutícula. O ideal é usar o secador em uma temperatura de cerca de 80º.

Além dos cabelos em si, o couro cabeludo também pode sair prejudicado diante do uso do secador muito quente. Especialistas apontam que pode ocorrer queima do couro cabeludo e aumento da oleosidade.

Maneira correta

Saber como usar o equipamento também é importante. Se a ideia é somente secar, enxugue primeiro os fios com uma toalha e use apenas o equipamento a uma distância de cerca de 10 centímetros, mexendo nos fios com a mão. Agora, se a ideia é fazer escova, opte por uma escova. Para quem tem o cabelo cacheado e quer mantê-los, a dica é usar um difusor.

Já as chapinhas e cacheadores devem ser usados apenas uma vez por semana. Patrícia recomenda as chapinhas de porcelana, que agridem menos os fios.

Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
23min28max
AnaurilândiaSol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
21min28max
Campo GrandeSol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
21min30max
DouradosSol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
24min28max
Três LagoasSol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.