+55 (67) 3546.2571
tera, 02 de maro de 2021
bataguassu
bataguassu
quinta, 14 de março de 2013 - 15:55

Usuários fazem abaixo-assinado online contra fim do Google Reader

Pouco depois de o Google anunciar o fim do Reader, serviço que agrupa notícias de diversas fontes na internet, um abaixo-assinado online foi criado para pedir que a empresa o mantenha no ar. Em um post no seu blog oficial, o Google afirmou que o serviço será extinto em 1° de julho deste ano.

O abaixo-assinado criado no Change.org tinha, até a publicação desta reportagem, mais de 61 mil assinaturas. Segundo a organização que mantém a plataforma de petições online, em alguns momentos houve mais de 1.500 pessoas assinando simultaneamente o documento. A Change.org diz que esse é o abaixo-assinado mais visto nas últimas 24 horas no site.

Dan Lewis, autor do abaixo-assinado, diz que o Reader há alguns anos era uma de suas redes sociais prediletas, um lugar para reunir e ler "um monte" de conteúdo na web e onde era possível encontrar várias outras pessoas fazendo isso também. "O Google Reader floresceu como uma experiência maravilhosa para todos nós, o centro de nosso consumo diário de conteúdo online", escreve na petição.

Lewis afirma saber também que a plataforma já não tem tantos acessos quanto antes. "Mas é ainda a parte central da minha experiência de uso da internet. E a de muitas, muitas outras pessoas que assinaram abaixo", protesta. "Então, por favor, não destruam essa confiança", pede Lewis.

Fim do Reader

O Google anunciou que vai fechar vários serviços, dentre eles o Reader, aplicação disponível na internet que lê feeds RSS (basicamente, a aplicação permitia agrupar notícias de diferentes sites). A companhia chamou o processo de fechamento de alguns serviços da empresa de "limpeza de primavera".

"Essas mudanças nunca são fáceis. Mas ao focar nossos esforços, nós podemos nos concentrar em criar ótimos produtos que são mais relevantes para nossas vidas", informou Urs Hölzle, funcionário do Google, em post no blog oficial da companhia (em inglês).

Também estão na lista do Google para serem aposentados: Google Cloud Connect (que permite editar arquivos do Office diretamente na nuvem), Google Building Maker (que possibilita a criação de modelos 3D de prédio para o Google Maps), Google Voice para BlackBerry e o fim do suporte ao editor de imagens Snapseed para Macintosh e Windows.

No entanto, a aplicação que mais deve fazer falta aos usuários é o Google Reader. Criado em 2005, com ele é possível assinar feeds de diversas páginas e agrupar notícias. Segundo a empresa, quem quiser utilizar outros leitores de RSS pode exportar as assinaturas e dados do Reader.

De acordo com o Google, com essa "limpeza de primavera", a companhia já soma 70 recursos fechados desde 2011.



Veja Também
Comentários
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
23min34max
AnaurilândiaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
21min33max
Campo GrandeSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
23min34max
DouradosSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
24min34max
Três LagoasSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.