+55 (67) 3546.2571
sábado, 25 de setembro de 2021
segunda, 23 de setembro de 2013 - 10:05

Vendaval causa destruição e deixa quatro mortos no interior de SP


Um temporal acompanhado por um forte vendaval deixou quatro mortos e cerca de 70 feridos neste domingo (22) em Taquarituba (328 km a oeste de São Paulo).

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Avaré, o fenômeno ocorreu por volta das 14h30, durou cerca de cinco minutos e foi considerado um pequeno tornado.

Em um levantamento prévio, a corporação verificou que cerca de 250 casas e estabelecimentos comerciais na cidade tinham sido parcialmente destruídos. O vento derrubou árvores, postes e até silos agrícolas.

Fotos e vídeos publicados em redes sociais mostram que a cobertura do terminal rodoviário de Taquarituba foi arrancada pelo vento. A estrutura de um posto de gasolina localizado no distrito industrial da cidade também desabou.

Entre os mortos estão o motorista de um ônibus que tombou com o vento enquanto trafegava pela rodovia João Melão (SP-255) e um jovem que estava no ginásio poliesportivo da cidade. A cobertura da quadra veio abaixo durante a tempestade.

Os bombeiros de Avaré chegaram ao local por volta das 16h --o quartel fica a 80 km do centro de Taquarituba. As vítimas foram socorridas por ambulâncias da região e levadas para a Santa Casa do município.

Torres de energia e de telefonia foram derrubadas e parte da cidade permanecia sem luz na noite de domingo. De acordo com os bombeiros, a prefeitura está fazendo o levantamento do número de desabrigados na cidade.

REDEMOINHO

O evento extremo, um redemoinho que se forma e suga para o alto tudo o que encontra pela frente, ocorreu às 15h45, segundo registros da Defesa Civil do Estado.

Desde sexta-feira, a Somar Meteorologia previa que fortes tempestades atingiriam a parte sul de São Paulo.

A chance de um tornado ocorrer aumenta bastante quando uma frente fria chega, fato que ocorreu ontem.

A diferença de temperatura entre o ar frio em deslocamento e o ar quente pode formar a coluna de vento.

Nenhuma estação meteorológica da área conseguiu aferir a velocidade do vento, segundo os meteorologistas da Somar. Mas ela pode ter passado dos 200 km/h.

Os tornados costumam durar poucos minutos. Atingem a largura de um a dois quarteirões, mas podem deslocar-se pelo terreno, o que aumenta seu poder de destruição.

Apesar de ser um assunto controverso no meio científico, estudos recentes mostram que a incidência de tornados em algumas áreas do Brasil, caso do interior de São Paulo, tem sido frequente.


Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
19min35max
AnaurilândiaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
21min36max
Campo GrandeSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
19min36max
DouradosSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
20min35max
Três LagoasSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.