(67) 99869-0605
sexta, 19 de abril de 2024
quinta, 22 de junho de 2017 - 10:25

Vereadores visitam Batalhão da PM para falar sobre segurança em Três Lagoas

Funcionamento das câmeras de vigilância foi o principal motivo da visita

Na manhã desta quarta-feira (21), os vereadores Sargento Rodrigues, Realino e Marcus Bazé se reuniram com o tenente coronel James Magno, do 2º Batalhão de Polícia Militar de Três Lagoas, para debaterem alguns pontos sobre a segurança no município, em especial, sobre a questão das câmeras de vigilância, assunto que foi abordado também na última sessão da Câmara.

De acordo com o tenente, a informação exata sobre o número de câmeras que estão funcionando está sendo levantada. “Desse relatório que está sendo feito, algumas câmeras faltam roteadores ou não tem no-break para funcionarem corretamente”, disse o tenente. Sobre o caso de que algumas câmeras foram desligadas por falta de energia, James afirmou que a Elektro fez o corte alegando o não pagamento pela prefeitura, mas que agora, com as comprovações de que está tudo pago, vão religar a energia e as câmeras voltarão a funcionar.

No atual cenário, o tenente apresentou duas opções que a prefeitura de adotar: “Ou realiza a manutenção, operação e monitoramento das câmeras ou doa para o Estado, aí sim o batalhão poderá assumir essa responsabilidade”.

O vereador Sargento Rodrigues sugeriu a alternativa de colocarem cadeirantes no monitoramento das câmeras, uma forma de aliviar o problema da falta de contingente e trabalhar com inclusão de pessoas com deficiência. O vereador sugeriu ainda pensar em uma guarda municipal bem estruturada para ajudar a PM. “Apenas com o investimento do Estado, a PM não dá conta de atender uma cidade como Três Lagoas”, destacou.

Aumento de roubos

Também presente na reunião, Marizete Bazé fez um pedido dos moradores do bairro Vila Verde, onde diariamente uma casa é roubada. James então falou do sistema “Vizinho Solidário”, uma rede que pode ser montada em aplicativo de troca de mensagens para auxiliar a proteção da vizinhança. “Podemos auxiliar as associações de moradores a proceder com essa ferramenta, inclusive, com policiais participando”, afirmou Magno.

Apresentando um comparativo com o ano passado, o tenente mostrou que o número de furtos no município manteve a mesma proporção, porém o número de roubos aumentou. “Temos que considerar que a PM está com menos efetivo, aumentou a população e o país está em crise financeira”, ressaltou.

O tenente ainda especificou a localização onde acontecem mais furtos no município: “na Avenida Clodoaldo Garcia, geralmente uma abordagem feita sobre uma moto e indivíduos com capacete”.

Sobre o bairro Nova Três Lagoas, que dizem ser perigoso, apontou que só foi feito um boletim de ocorrência por furto. “Se aconteceram outros casos, a polícia não foi informada, o que é ruim, pois, sem estes dados e estatísticas, não é possível planejar o policiamento no município corretamente”, desabafou James.

Modernização do 190

A respeito do precário funcionamento do serviço de acesso á PM pelo telefone do 190, que também foi citado na 19ª Sessão Ordinária da Câmara, o tenente disse que para melhorar o serviço, a corporação está migrando do sistema analógico para o sistema digital, que possibilitará atender mais pessoas ao mesmo tempo.

 
 


Fonte: Câmara Municipal de Três Lagoas/MS
Veja Também
Comentários