+55 (67) 3546.2571
segunda, 27 de setembro de 2021
segunda, 16 de setembro de 2013 - 13:55

Vizinhos de menina esfaqueada na frente de escola dizem que bairro está esquecido

As cenas fortes registradas nas imagens de câmeras celulares de adolescentes impressionaram o país na semana passada e os moradores da Vila Bordon, em Campo Grande, estão preocupados com a situação. Durante o final de semana, o clima era de calmaria no bairro após o assassinato da adolescente Luana Vieira Gregório. Ela foi morta com uma facada no tórax por ter brigado com outra adolescente em sala de aula e ter levado o desentendimento para a frente da escola José Ferreira Barbosa.

Sem atividades de lazer nem a assistência de programas sociais, as crianças passam os dias sem aula brincando em um terreno vazio, soltando pipa. Muitos adolescentes do bairro não passam os finais de semana por lá, por falta de atividades. Morador do bairro desde os anos 70, o aposentado José Alencar, de 54 anos, diz que estudou na escola onde aconteceu a confusão.

“Eu estudei lá e meus filhos também. Nunca teve nada de anormal, o que falta mesmo é policiamento na região e educação dos pais. O bairro é abandonado pelos políticos, nossas crianças ficam sem fazer nada quando não estão na escola”, disse.

Para ele, a raiz do problema é a falta de autoridade dos pais. “Muitos vieram aqui reclamando da escola, mas quem é a escola para educar a criança, o adolescente? Quem tem que educar filho é o pai, não a escola”, opinou.

A bagunça, segundo ele, é comum do portão para fora. “O diretor é ‘pulso firme’, ele não deixa as coisas acontecerem. O que aconteceu foi pontual. Mas esses dias uma mãe veio reclamar que um professor falou grosso com o filho dela, ou seja, já vem desautorizando a escola. Quando acontece uma tragédia dessas, quer culpar a educação que o filho recebe no colégio, mas não dá educação em casa”, reclamou.

A dona de casa Kelly Cristina, de 35 anos, tem as duas filhas na escola. Uma delas era da sala de Luana. “Minha filha me contou que as meninas brigaram porque os meninos estavam jogando perfume na sala de aula e marcaram de se enfrentar fora da sala. Ninguém levou a sério, ninguém podia imaginar uma coisa dessas”, relatou.

Como os outros moradores, ela lamenta pelo abandono do bairro. “É um terreno da empresa e nós ocupamos há muito tempo. Os políticos, em toda eleição, passam aqui limpando, dizendo que vão nos ajudar a regularizar a situação das casas, mas é tudo promessa”.

Kelly também reclama do policiamento. “O diretor da escola é bom, os alunos dizem que não porque querem bagunçar. Quando ele vê que há algum problema, chama logo a polícia. O problema é que ela demora para vir. Não passam nunca por aqui. Isso aqui é um bairro esquecido, lembrado sempre nas eleições”, desabafou.

A filha de Kelly disse que as meninas se tratavam normalmente na escola. “A Luana tinha voltado há pouco tempo da licença maternidade, não era de gangue nem nada. A menina que deu uma facada nela disse que era alérgica a perfume e todo mundo começou a rir, que nem a Luana. Elas brigaram e disseram que iam se acertar lá fora, mas ninguém acreditou”, conta.

A menina garante que as brigas não são constantes. “Tem briga, discussão, mas nunca teve nada assim”. A mãe diz que antes da nova diretoria não havia nenhum curso na escola. “À tarde tem aula de violão, xadrez e dança. A de dança minha filha fazia, mas a turma vai fechou porque os alunos não se interessam pelos cursos. Falta incentivo, falta a família conversar mais. É triste de ver um lugar abandonado como esse aqui”, finalizou.

Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
20min36max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
22min34max
Campo GrandeSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
20min37max
DouradosSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
21min36max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.