+55 (67) 3546.2571
domingo, 13 de junho de 2021
quinta, 8 de novembro de 2012 - 09:40

André não aceita a unificação do ICMS em 4% proposta pelo ministro Guido Mantega

O governador André Puccinelli (PMDB) recusou a proposta do ministro da Fazenda, Guido Mantega, feita ontem a governadores reunidos em Brasília, para unificar em 4% a alíquota interestadual do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), com a criação de um fundo de compensação de R$ 12 bilhões para os estados que perderem com a implantação. Este índice provoca uma perda de 33% das receitas estaduais.

O argumento para adotar a alíquota é acabar com a “guerra fiscal”, que consiste na concessão de benefícios para que as empresas se instalem em determinados estados do país. Hoje, os estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, além do Espírito Santo, cobram uma alíquota de 12%, enquanto que os estados do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro cobram uma alíquota menor, de 7%, nas vendas para o restante do país.

O governador disse que apresentou uma contraproposta de baixar a alíquota de 12% para 7% e de 7% para 2%, “mantém-se o diferencial de alíquota de 5% para que se possibilite fazer progredir as regiões menos desenvolvidas. O Sul e o Sudeste não querem, o Centro-Oeste, Norte e Nordeste querem. Vamos ver o que o Governo federal vai tomar de atitude”.

Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
12min28max
AnaurilândiaSol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
11min25max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
10min24max
DouradosSol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
13min28max
Três LagoasSol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.