+55 (67) 3546.2571
quarta, 22 de setembro de 2021
terça, 10 de setembro de 2013 - 14:25

Delcídio anuncia retomada do Luz para Todos em MS

O senador Delcídio do Amaral (PT/M) anunciou nesta terça-feira, 10 de setembro, a retomada das ações do Programa Luz para todos em Mato Grosso do Sul. São R$ 10 milhões investidos pelo governo federal na instalação de rede de energia nos Assentamentos Estrela , localizados nos municípios de Campo Grande e Jaraguari, Sete de Setembro e Santa Mônica ( Terenos), Alambari e Santa Lúcia ( Sidrolândia). Ao todo, vão ser beneficiadas 189 famílias. As obras começam agora e serão concluídas até o final do ano.

“ Vamos dar seqüência à quinta etapa do Luz para Todos em nosso estado, começando pelos assentamentos, para fortalecer a agricultura familiar, compromisso que assumimos com o Incra e os movimentos sociais. Paralelamente , serão beneficiados também dezenas de pequenos produtores, que hoje utilizam geradores a óleo diesel e terão, em breve, o conforto de receber a rede em sua propriedade, com energia de boa qualidade, a um custo menor”, avalia o senador.

O programa estava suspenso há alguns meses, em função da intervenção sofrida pela Enersul. A empresa investe valor equivalente ao disponibilizado pelo governo federal, a título de contrapartida.

De acordo com a Enersul, a quinta etapa do Luz para Todos prevê a instalação de energia em 5.240 pequenas, médias e grandes propriedades rurais de Mato Grosso do Sul até o final de 2014, incluindo assentamentos, comunidades quilombolas e aldeias indígenas. Desse total, 753 propriedades já receberam o benefício e 968 ligações estão contratadas, perfazendo um total de 1721 unidades. Falta ainda contratar a instalação em 3.619 propriedades. Para isso são necessários mais R$ 35 milhões e 900 mil, já previstos no Orçamento do Ministério das Minas e Energia.

“ Depois que a quinta etapa for concluída, restarão somente 2.700 propriedades a serem ligadas em diferentes regiões do estado. Temos que levar em conta que esse número está sempre crescendo em função do desenvolvimento regional e da criação de novos assentamentos, que demandam energia. Mas estamos trabalhando duro para que, até 2016, todas as propriedades rurais de Mato Grosso do Sul, independente do tamanho e da localização, sejam beneficiadas pelo programa”, garantiu Delcídio.

Desde o início dos trabalhos, em 2004, o Luz para Todos já levou energia a 37.783 propriedades rurais do estado. Mato Grosso do Sul é onde o programa está mais avançado em todo o Brasil.
Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
20min35max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
23min35max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
18min35max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
21min35max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.